Pequi é remoso? Descubra a verdade e faça boas escolhas

A princípio, por ser uma fruta mais regional, nem todo mundo conhece ou já comeu o pequi. Consequentemente, muitas pessoas não sabem quais são as propriedades dele, ou se ele é benéfico ou prejudicial para a saúde. Com isso, surgem muitas dúvidas em relação a fruta, como a de se o pequi é remoso ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o pequi é remoso, e quais são os benefícios e malefícios dele.

Sem dúvidas, as frutas e vegetais estão entre os alimentos mais saudáveis que podemos consumir. A grande maioria deles fornecem nutrientes essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo, e oferecem diversos benefícios para a saúde dele. Entretanto, isso não significa que as frutas e vegetais são sempre absolutamente seguras de se consumir, independente da forma de consumo.

Quais são as principais propriedades do pequi?

De antemão, do ponto de vista nutricional e da saúde, o pequi é amplamente conhecido pelos seus benefícios para à saúde do coração. Os antioxidantes presentes na fruta combatem a oxidação do colesterol ruim, que favorece o desenvolvimento de inúmeros problemas cardiovasculares. Ademais, o pequi ainda apresenta ácidos graxos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, o que inclui o colesterol ruim.

Por outro lado, os benefícios do pequi vão para além do sistema cardiovascular. Por conter fibras e vitaminas, a fruta é uma aliada tanto da saúde dos intestinos quanto da nossa visão. Sob o mesmo ponto de vista, também vale salientar que os antioxidantes não beneficiam apenas o coração. Eles também são responsáveis por combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.

Leia mais: Pequi requer moderação; conheça seus benefícios e malefícios

O pequi é remoso, ou isso é apenas mito?

De maneira geral, quando se diz que um alimento é remoso, quer dizer que ele possui um efeito inflamatório no nosso organismo. Com isso, eles acabam sendo contraindicados para quem fez uma tatuagem ou cirurgia recentemente, pois inflamações podem prejudicar a cicatrização necessária nesses casos.

Na maioria das vezes, esse efeito inflamatório se dá por conta de uma grande quantidade de sal, gorduras, óleos refinados ou açúcar. Assim a grande maioria dos alimentos remosos são os industrializados ou embutidos, por exemplo. Portanto não, o pequi não é um alimento remoso, não só porque ele não tem nenhuma dessas características, mas também porque a fruta possui um efeito anti-inflamatório natural.

Existe algum malefício em consumir o pequi?

De fato, não é possível afirmar que o pequi é remoso, mas isso não significa que a fruta seja completamente inofensiva. Infelizmente ela é bastante calórica, portanto precisa ser consumida com muita moderação. Ademais, dentro do fruto existem alguns espinhos que podem machucar. Mas não deixe de consumir o pequi por causa disso. Se você consumir ele com cuidado e moderação, só haverá benefícios para sua saúde.

Leia mais: Abacaxi é remoso ou não? Descubra como ele afeta sua saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915