Perder peso em excesso pode ser um sinal de alerta? Descubra as causas

Entenda o que pode estar acontecendo com o seu corpo

Perder peso em excesso nunca é um bom sinal. Todos nós sabemos que a perca de peso ou de gordura sempre deve acontecer de forma saudável e equilibrada. Logo, algumas pessoas percebem que vem emagrecendo com mais facilidade e por vezes, não não dão a devida atenção ao fato.

E alguns dos indicadores mais comum da perda de peso em excesso, são as doenças. Elas que afetam justamente nossa qualidade de vida e a forma como nos comportamos. Desse modo, o Blog SaúdeLab, decidiu trazer algumas doenças que podem causar isso (e você pode ter) e nem sabia. Entenda os casos abaixo e busque atendimento médico caso se identifique nessas condições.

Leia também: Como motivar a família para ser mais saudável?

emagrecer demais
Fique atento (a) quando perder peso de forma exagerada – Canva

Perder peso em excesso pode ser sinal de doença

Observe a lista a seguir e fique atento(a) se alguma se enquadra ao seu perfil. O importante é buscar atendimento médico o quanto antes para cuidar da saúde.

Hipertireoidismo

A princípio, ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são responsáveis por regular o metabolismo. No hipertireoidismo, o excesso hormonal pode levar a um aumento do gasto calórico, tremores, irritabilidade e rápida perda de peso. O melhor caminho para investigar é em consulta ao endocrinologista e fazer exames laboratoriais de sangue.

Diabetes

Antes de tudo, existem diversos tipos de diabetes, os mais comuns são o 1(infanto-juvenil), 2 (adulto) e gestacional. A doença, independentemente do seu tipo, ocorre devido à falta, deficiência ou resistência da ação da insulina, que é um hormônio responsável por levar energia (glicose) para dentro da célula. Logo, sem conseguir usar a glicose como “combustível”, as células passam a utilizar a gordura corporal como fonte de energia, o que leva à perda de peso descompensada.

Câncer

Em síntese, a doença por si só pode levar à redução de quilos na balança. No entanto, isso é mais comum quando o câncer está em estágio avançado ou em metástase (quando já atingiu outras partes do corpo). De forma idêntica, quando o tumor está localizado no pulmão, cabeça e pescoço ou no trato gastrointestinal, como no câncer de estômago, pâncreas e de esôfago.

Problemas na região intestinal

Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, são os problemas mais comuns que podem levar à perder peso rápido. Muitos desses quadros geralmente são acompanhados de diarreia, o que faz com que o corpo não consiga absorver a quantidade suficiente de nutrientes necessários, o que leva a um déficit de energia. Dor, distensão abdominal e febre também são sintomas de algumas dessas condições.

Perder peso pode ser depressão?

Por fim, a depressão que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), pode causar a perda ou o aumento de apetite. Além disso, dificuldade para realizar tarefas cotidianas, sentimentos de impotência e culpa e, em casos mais graves, até mesmo pensamentos e tentativas de suicídio.

Leia também: Tem Vontade De Correr Uma Maratona? Saiba Como Você Deve Se Planejar!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação