Os perigos de usar sutiã apertado: veja os motivos para evitar a prática

Usar um sutiã muito apertado pode trazer diversos problemas à saúde. Confira!

O sutiã é uma peça íntima que faz parte da cultura feminina há séculos. Porém, hoje em dia muito se tem questionado sobre a real validade da peça, já que especialistas têm apontado para riscos potenciais oriundos do seu uso inadequado. Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são os riscos da utilização do sutiã apertado para a saúde e confira as dicas de como escolher o modelo certo para você!

Usar sutiã realmente faz mal?

Atualmente muitas especulações têm surgido sobre os riscos que o sutiã poderia trazer à saúde. Porém, fique tranquila: apesar de muito do que se tem dito, especialistas ressaltam que, por si só, o sutiã não tem o poder de causar danos à saúde ou à estrutura mamária. Os riscos, dessa maneira, estão mais associados ao mau uso dessa peça.

Assim, se você sente qualquer tipo de desconforto ao utilizá-la, é necessário ficar atenta. Nesse sentido, alguns indícios de que o seu sutiã apertado pode estar lhe fazendo mal, são: ombros marcados no fim do dia, dores constantes nas costas e na cervical e incômodo nas mamas, como dores, coceiras ou irritações.

Dessa forma, se você tem qualquer um dos problemas descritos, pode ser que o seu sutiã esteja apertado demais. Portanto, veja abaixo os riscos que essa condição pode trazer à sua saúde.

sutiã apertado
Veja os riscos que o sutiã apertado pode trazer para a sua saúde e saiba escolher o modelo ideal. Fonte: Canva.

Os riscos do sutiã apertado

Deformidades na postura

O sutiã apertado pode prejudicar muito a postura, já que faz uma pressão na coluna, fazendo com que a mulher fique curvada para frente. Dessa forma, ele acaba ocasionando um desvio de postura e uma posterior alteração na biomecânica da coluna, fazendo até com que a sua mobilidade fique comprometida.

Dores na coluna e nos músculos

Um sutiã apertado também costuma afetar de forma prejudicial a pele, os músculos e tendões da parte superior do corpo, ocasionando dores, edemas e até lesões. Da mesma maneira, com o tempo de uso, o movimento dos ombros também fica prejudicado.

Comprometimento da circulação do sangue

A compressão da musculatura do seio pode interromper o fluxo sanguíneo na região, ocasionando inchaço e dores, pois interrompe a atividade linfática. Assim, em longo prazo, isso aumenta as dores de cabeça da mulher e até as atividades cardíacas podem ser comprometidas. Do mesmo modo, a pressão exercida pelo sutiã apertado pode atingir o diafragma, afetando o mecanismo de respiração.

Como escolher o sutiã adequado?

Para escolher o sutiã adequado para você, a palavra-chave é: conforto. Assim, teste modelos que fiquem confortáveis em seu corpo, e que não apertem demais a região do busto e tórax. Ademais, tome cuidado com modelos que possuem arame no bojo, pois estes costumam causar danos à pele e à circulação local.

Uma dica na hora de fazer a escolha certa e fugir do sutiã apertado é prová-lo fazendo todos os movimentos que você costuma fazer no dia a dia. Portanto, levante e movimente os braços, e desça e suba com a região do tórax. O sutiã ideal deverá deixá-la confortável para fazer qualquer tipo de movimento! Da mesma forma, evite modelos que deixam marcas abaixo dos seios!

Leia mais: Cuidados essenciais com as cutículas das unhas: use o passo a passo perfeito

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação