Neuralgia do Trigêmeo: conheça a pior dor do mundo

Você sabe qual é a pior dor do mundo? O especialista responde: Chama-se “Neuralgia do Trigêmeo”. Acompanhe a seguir o que divulgamos hoje para você no Saúde Lab.

Dr. Kayo Motta é Cirurgião Dentista, Professor e Pesquisador das dores causadas pelo desequilíbrio do sistema crânio orofacial há mais de 30 anos. Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do quinto nervo craniano, conhecido como nervo trigêmeo. Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação.

Confira: Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

A pior dor do mundo, a neuralgia do trigemeo, tem cura (Imagem: Divulgação)
A pior dor do mundo, a neuralgia do trigêmeo, tem cura (Imagem: Divulgação)

“Ela é considerada a dor do suicídio, causada na maioria das vezes por um desequilíbrio do sistema crânio orofacial. Dizem que não há cura, sendo considerada a pior dor do mundo. A dor, pode chegar devagarinho, com formigamentos na face, coceira, ardência na língua, dor de dentes, gengiva, língua, e lá vem os ataques, choques, pontadas, facadas, bordoadas na face, ouvidos, e lá se foi, a paz e a alegria de viver”, explica o especialista.

Entenda, a dor é sentida, apenas, durante alguns segundos, podendo durar, por vezes, até 2 minutos. E quando se repete até 100 vezes por dia, chega a ser incapacitante. Outrossim, como a dor é intensa, as pessoas tendem a se retrair e, por isso, o problema é designado como um tique.

Mas não se iluda, mesmo que normalmente, desaparece espontaneamente é frequente que as crises se repitam após um longo período sem dor. É preciso investigar e tratar.

Tratamento para a Neuralgia do Trigêmeo

Além da Neuralgia do Trigêmeo, são mais de 140 doenças relacionadas a esse nervo.  Dentre elas podemos citar: ATM, DTM, Fibromialgia, Enxaquecas, ronco, apneia, refluxo, todas de origem odontopáticas.

Nesse sentido, saiba que se a dor continuar intensa, é possível realizar uma cirurgia. E se a causa for uma artéria situada numa posição anômala, o cirurgião separa essa artéria do nervo e coloca uma pequena esponja entre eles. Ademais, este procedimento, chamado descompressão vascular, geralmente alivia a dor por muitos anos. Outra questão a pontuar é que se a causa for um tumor, este pode ser extraído cirurgicamente.

Todavia, se os medicamentos não aliviarem a dor e a cirurgia for muito arriscada, é possível fazer um exame para determinar se outros procedimentos poderiam ajudar. Para o exame, é injetado um anestésico no nervo para bloquear o seu funcionamento temporariamente.

Dr. Kayo é cirurgião dentista e pesquisador acerca da neuralgia do trigêmeo
Veja aqui o Dr. Kayo: ele é cirurgião dentista e pesquisador acerca da neuralgia do trigêmeo (Imagem: Divulgação)

Porém, “Exames baratos e simples mostram as causas dos sintomas. E através de um aparelho ortopédico facial, a dor diminui até o alívio total”. São muitos relatos de êxito no tratamento com o protocolo desenvolvido por Dr. Kayo Motta.

Gostou da matéria? Compartilha, curta no Saudelab!

Siga nossas redes sociais!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação