Pode comer frango depois de fazer tatuagem? Entenda qual a relação

Para quem está pensando em fazer a primeira tatuagem, é bom conhecer os cuidados

Quem já é cheio de tatuagens, já sabe que ela requer muitos cuidados. Contudo, a grande maioria das pessoas que acabaram de fazer a sua primeira dificilmente conhece eles. Com isso, elas acabam nem considerando que a alimentação pode influenciar no processo. Dito isso, venha com o SaúdeLab, descubra se pode comer frango depois de fazer tatuagem, e entenda qual a relação.

Antigamente, ter tatuagens era algo bastante mau visto pelas pessoas. Mas com o passar do tempo, elas foram se popularizando, e atualmente estão bem na moda. O problema é que mesmo se tornando populares, as pessoas ainda não são bem informadas em relação aos cuidados que uma tatuagem necessita. Isso pode vir a ser problemático tanto para a própria tatuagem, quanto para a saúde da pessoa.

Por que a alimentação afeta a tatuagem?

Para entender essa questão, é preciso ter em mente que a tatuagem é como uma espécie de ferimento. Durante a confecção dela, o tatuador utiliza agulhas para pigmentar a pele, introduzindo tinta em camadas mais profundas. Ao final do processo, a região da pele em que a tatuagem foi feita está toda perfurada. Portanto, para que não haja infecções, e que o pigmento fique na pele, o corpo necessita cicatrizar o local.

A cicatrização por sua vez é um processo que leva tempo, utiliza inúmeros recursos, e infelizmente pode ser afetado por diferentes fatores. Só que o que poucas pessoas sabem é que a própria alimentação é um deles. Isso se dá pelo fato de que os alimentos podem fornecer compostos que ajudam na cicatrização, como os anti-inflamatórios, ou que atrapalham ela, como os inflamatórios.

Leia mais: Pode comer salsicha quando faz tatuagem? Entenda os efeitos na cicatrização

E pode comer frango depois de fazer tatuagem?

A princípio, muitas das carnes vermelhas são carregadas de gorduras, as quais são compostos inflamatórios. Mas esse felizmente não é o caso do frango, que entra na categoria de carnes brancas. Elas costumam ser muito mais leves para a saúde, e não apresentam as mesmas gorduras que as carnes vermelhas. Portanto, pode comer frango depois de fazer tatuagem sim.

Por outro lado, vale salientar que essa questão depende do modo de preparo do frango. Além das gorduras, o sal, óleos refinados e açúcar também são considerados compostos inflamatórios. Ou seja, um frango frito ou feito no shoyu será inflamatório para o organismo. Então só pode comer frango depois de fazer tatuagem se você der preferência por preparos mais simples.

Outros cuidados importantes com as tatuagens

Obviamente que uma boa cicatrização de tatuagem não depende apenas da alimentação. A região em que ela foi feita deve sofrer a menor quantidade possível de exposição, seja ao Sol, piscinas e similares. Mas ela também não pode ficar abafada, algo que muitas pessoas fazem ao usar roupas compridas. No começo, os principais cuidados são:

  • Garantir que a tatuagem respire bem
  • Evitar o contato com outras superfícies
  • Higienizar a tatuagem com água corrente e sabonete líquido neutro
  • Manter a região hidrata com cremes apropriados.

Leia mais: Cheddar é remoso? Entenda sua composição e seus efeitos na saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação