Pode comer o restante do pão se retirar a parte com bolor? Não fique sem saber

Sem dúvidas, o pão marca presença no café da manhã, e outras refeições, de diversas pessoas. Esse alimento milenar é um excelente acompanhamento, e faz parte do nosso dia a dia. Porém, é comum que, com o passar o tempo, ele apresente uma parte com bolor. Para esses casos, o SaúdeLab vai explicar se você pode comer o restante do pão se retirar a parte com bolor ou não.

A princípio, é natural que, com o passar do tempo, alguns alimentos acabem apodrecendo ou mofando. No caso do pão, muitas vezes acabamos esquecendo de consumir ele, e por isso ele vai mofando. Porém, existe a dúvida de se ele ainda pode ser consumido se a parte com bolor for removida.

O que é o bolor presente no pão?

Primeiramente, a parte com bolor que aparece no pão e outros alimentos, se trata de uma espécie de fungo filamentoso. A princípio, os fungos são seres vivos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica na natureza, e isso inclui os alimentos que consumimos. Logo, ele não só pode se estabelecer em comidas, mas também em materiais de madeira, couro e outros.

Uma das características do fungos é a usa facilidade de disseminação, que pode ocorrer por contato, pelo o ar, pela água e outros. Ademais, ele também apresenta grande potencial de fixação, podendo marcar uma presença muito forte em diversas superfícies. Alguns deles são de fato consumíveis, como os cogumelos shiitake e shimeji, ou até utilizados em queijos do tipo gorgonzola, mas no geral, eles possuem um grande potencial tóxico.

Perigos de se consumir pão embolorado

Conforme fora dito, existem algumas espécies de fungos que são vastamente utilizados em diversas culinárias. Porém, em sua grande maioria, os fungos podem representar perigos consideráveis a saúde, incluindo a parte com bolor do pão. Isso ocorre pois muitos dos fungos liberam substâncias conhecidas por micotoxinas, e no caso do mofo de alimentos, elas podem causar infecções alimentares de intensidades variadas.

Dentre os principais sintomas da infecção causada pela ingestão do mofo, estão o enjoo, a diarreia, dor no estômago e náuseas. Porém, além da ingestão, o fungo do bolor também pode ser inalado acidentalmente, já que o fungo pode estar presente no ar. Nesse caso, ele pode ser responsável por causar alergias respiratórias.

 parte com bolor de pão de sanduíche
Dependendo da situação, a parte com bolor do pão pode estar muito extensa. Foto: Pixabay

É possível cortar a parte com bolor para consumir o pão?

Assim como foi explicado, o fungo é um ser com grande capacidade de fixação e disseminação. Ou seja, ele tem muita facilidade em se espalhar no ambiente e se fixar nas superfícies. O pão é um alimento extremamente nutritivo para o fungo, e portanto, é um ótimo alvo para sua alimentação.

No caso do fungo dos mofos, é importante salientar que ele chega a ser microscópico. Logo, quando é possível visualizar uma parte com bolor no pão, significa que ele já foi completamente tomado. Ou seja, mesmo que você remova as partes onde o fungo está aparente, o restante dele provavelmente também estará contaminado. Logo, mesmo que apenas uma pequena parte dele tenha mofado, todo o pão precisa ser descartado.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915