Pode dormir com meia de compressão? Conheça alguns dos cuidados indispensáveis

Quem está começando a usar meias de compressão precisa conhecer alguns cuidados

Você já é familiarizado com meias de compressão? Se sim, então você provavelmente sabe que o uso delas requer alguns cuidados importantes. O problema é que muitas das pessoas que começam a usar elas não conhecem esses cuidados, e podem acabar se prejudicando. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode dormir com meia de compressão, e te apresentar alguns dos cuidados necessários.

A primeira vista, as meias de compressão podem parecer algo completamente inofensivo. Mas precisamos ter em mente que, pro mais que elas pareçam ser apenas uma vestimenta, as meias de compressão não deixam de ser um instrumento para a nossa saúde. Logo, o uso delas não é apenas questão de estética, e mas também de cuidados com o nosso próprio corpo.

Para que servem as meias de compressão?

Primeiramente, para entendermos se pode dormir com meia de compressão, antes é necessário conhecer melhor as utilidades delas. Como o próprio nome já sugere, a estrutura e tecido das meias de compressão são capazes de gerar pressão por toda a nossa perna. Tal pressão afeta, principalmente, os vasos sanguíneos e, consequentemente, a nossa circulação sanguínea.

Essa melhoria na circulação permite com que o sangue das pernas possa retornar para o coração de maneira mais eficiente. Isso é vantajoso para quem tem alguma obstrução ou alteração nas veias das pernas ou nas válvulas do coração. Portanto as meias de compressão acabam sendo muito úteis para tratar varizes, insuficiência venosa, trombose e outros problemas, mas também é ideal para pessoas que permanecem imóveis por muito tempo.

Leia mais: Remédio Caseiro para Circulação e Dor nas Pernas: conheça 07 opções poderosas

Pode dormir com meia de compressão?

A princípio, a forma de uso das meias de compressão pode variar de uma pessoa para outra. Mas geralmente a recomendação é que ela seja colocada na hora de acordar, e e retirada por volta das 12 horas. Conforme a pessoa vai se acostumando, o tempo em que a meia fica na perna pode ir aumentando. Por isso muitos ficam na dúvida de se pode dormir com meia de compressão, visto que seria algo prático.

Entretanto, usar as meias de compressão durante o dia acaba sendo o ideal pois você pode ter noção constantemente de como elas estão. Já durante a noite a meia pode sofrer mais desgaste, diminuindo a durabilidade dela. Sem falar que a pressão aplicada por ela pode não ter o efeito desejado. Portanto se você está começando a usar ela, saiba que não pode dormir com meia de compressão.

Outros cuidados importantes com meias de compressão

Conforme fora dito, dormir com meia de compressão reduz a durabilidade dela. Mas mesmo que você não faça isso, é preciso tomar esse cuidado. A borracha das meias de compressão, que permite com que ela exerça a sua função, costuma durar cerca de 4 meses antes de começar a perder seu efeito. Ou seja, elas são um tipo de vestimenta que precisam ser trocadas periodicamente.

Outro cuidado muito importante é no uso e modelo das meias. Se seu médico lhe orientou a usar meias de compressão, converse bem com ele para saber qual é o modelo exato que suas pernas necessitam, e como elas devem ser empregadas no dia a dia. Dessa forma, você garante a eficiência das meias sem comprometer com a ação delas ou com sua própria saúde.

Leia mais: Remédio caseiro para varizes com vinagre de maçã: será que funciona? Entenda!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação