Pode fazer colposcopia menstruada? Entenda os cuidados necessários

Entenda para que serve a colposcopia, e saiba se a menstruação interfere no exame

A princípio, a colposcopia é um importante exame para avaliar alguns aspectos da saúde das mulheres. As que estão acostumadas a fazê-lo, podem já conhecer os detalhes sobre. Porém para quem está para fazer o exame pela primeira vez, é normal ter muitas dúvidas a respeito dele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode fazer colposcopia menstruada, e quais são os cuidados necessários.

O ciclo menstrual é fenômeno natural do corpo da mulher com o qual ela convive por quase toda a vida. Por ser algo natural, não é um problema a ser solucionado. Mas mesmo assim pode interferir em algumas atividades do dia a dia da mulher. Com isso, não há como descartar a possibilidade de que a menstruação possa atrapalhar a realização de determinados exames ginecológicos.

Colposcopia: quais as finalidades, e como é feito?

De maneira geral, a colposcopia é um exame ginecológico, geralmente feito juntamente com o Papanicolau. Ele utiliza um aparelho denominado de colposcópio, que funciona como uma espécie de microscópio. Através de suas lentes de aumento, o colposcópio fornece uma imagem ampliada do colo do útero da mulher, bem como de outras estruturas ginecológicas que precisam ser avaliadas.

Muitas a colposcopia é empregada para identificar possíveis lesões, que podem variar desde inflamações até tumores. A partir de sua identificação, o ginecologista pode realizar a coleta de uma amostrar para realizar uma biópsia posteriormente. Sob esse ponto de vista, a colposcopia acaba sendo útil para diagnosticar problemas como:

  • Pólipos
  • Cânceres
  • Inflamações do colo do útero
  • Sangramentos no colo do útero
  • Dores pélvicas
  • Verrugas no colo do útero

Leia mais: Dra. Mariana Mendes explica a importância da consulta anual ao ginecologista

Pode fazer colposcopia menstruada mesmo?

Como a menstruação é constituída  pela descamação e sangramento do útero, obviamente ela pode alterar muito as características dele. Um dos problemas que a colposcopia ajuda a diagnosticar é o sangramento no colo do útero. Em uma mulher menstruada, não seria possível identificar esse problema, já que útero está descamando e sangrando. Ou seja, infelizmente não se pode fazer colposcopia menstruada.

Ainda em relação ao exame, conforme fora dito, é realizada a coleta de uma amostra nos casos em que a colposcopia detecta algum problema. Essa amostra por sua vez estará alterada caso a sua coleta seja feita durante o período menstrual. Consequentemente, ela não pode ser empregada para a avaliação e diagnóstico. Portanto fazer colposcopia menstruada impedi o ginecologista de identificar e tratar uma possível doença.

Outras restrições importantes para a colposcopia

A colposcopia está longe de ser o único exame que possui restrições. Até uma simples coleta de urina precisa de alguns cuidados prévios por parte do paciente. Portanto agora que você sabe que não se pode pode fazer colposcopia menstruada, resta apenas ver algumas das outras restrições necessárias para que o exame seja efetivo.

  • Não usar nenhum tipo de creme, medicamento ou produto vaginal.
  • Evitar o uso de absorventes internos.
  • Por 3 dias antes do exame, não ter relações sexuais.
  • Não realizar duchas vaginais.
  • Também por 3 dias antes do exame, não passar por um ultrassom transvaginal.

Leia mais: Para cada idade, um cuidado: exames ginecológicos preventivos fornecem rápido diagnóstico

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação