Pomada de cabelo causa ferimentos em mais de 130 pessoas nos últimos dias

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro fez alerta sobre os danos.

Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, divulgou uma alerta sobre um produto de beleza, utilizado nos cabelos. Uma pomada de cabelo está causando queimaduras nos olhos, este produto é próprio para realizar penteados, tranças e baby hair. Saiba mais sobre este produto com SaúdeLab.

Mulher sofre queimadura na córnea com pomada de cabelo

Antes do Natal, a unidade de saúde do Rio de Janeiro atendeu mais de 130 pessoas em apenas 12 horas, de pacientes fazendo as mesmas queixas. Dentre os sintomas mais comuns estão dores, ardência, e dificuldade para abrir os olhos. 

Entre as pacientes que sentiram estes sintomas, após o uso da pomada de cabelo, foi a dona de casa, Zenilda Almeida, de 51 anos. A mulher estava querendo se arrumar para as comemorações de Natal, e depois que tomou banho e lavou o cabelo, decidiu fazer uma trança. 

No entanto, para fazer o penteado ela utilizou uma pomada de cabelo para modelar e fixar os fios. Segundo, a carioca sentia dor e ardência, depois de aplicar o produto. Durante dois dias seguidos ela realizou o penteado, e quando foi lavar o cabelo a água escorria sobre os seus olhos. 

De acordo com a mesma, depois do banho o olho dela começou a ficar embaçado, com ardência e quando olhava para locais claros via luzes coloridas. Contudo, no dia seguinte começou queimar muito, e sua lágrima estava quente. Zenilda, recorreu para o hospital e ao chegar, encontrou outras pessoas com os mesmos sintomas. 

Entretanto, a mulher retornou novamente para a mesma unidade de saúde, e o número de pessoas com problema dobrou na emergência oftalmológica. 

Leia também: Quer melhorar o equilíbrio? Veja 5 atividades físicas que são ótimas para isso

Queimaduras dos olhos

De acordo com a oftalmologista Anna Beatriz, do Souza Aguiar, muitas marcas contém produtos que contém várias substâncias, como fixante, corante e pH mais ácido. Ou seja, acaba favorecendo a queimadura ao redor da mucosa dos olhos, deixando eles mais sensíveis.

No caso de Zenilda, o que aconteceu com ela foi uma lesão na córnea na superfície externa do olho, este produto causa uma ceratite, provocando embaçamento, vermelhidão e lacrimejamento e dor nos olhos. A princípio, pode causar cegueira temporária, por conta da queimadura. 

Uma das tomadas utilizadas pelos pacientes é a ômegafix, ela está na lista de produtos não regulamentados pela Anvisa desde março deste ano. Além disso, recentemente a agência emitiu um alerta sobre os riscos de efeitos colaterais graves, como cegueira temporária. De produtos relacionados a produtos para trançar e modelar os cabelos. 

Veja também: Pesquisa revela que exercício físico bloqueia entrada de substâncias nocivas no cérebro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação