Saiba quais são as pomadas modeladoras proibidas pela Anvisa

A agência suspendeu a venda, fabricação e propaganda de pomadas para tranças cabelos

No último dia 6 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão da venda, fabricação e propaganda da pomada utilizada para trançar cabelos. A decisão foi tomada por conta de alguns casos de efeitos colaterais como irritação nos olhos. Saiba com SaúdeLab quais os produtos oferecidos pela entidade e evite problemas.

Pomadas modeladoras proibidas pela Anvisa

A pomada modeladora Cassu braids é utilizada para trançar os cabelos, mas, agora ela foi recolhida por determinação da Anvisa. Todos os lotes foram recolhidos após clientes relatar que teve irritação nos olhos, além disso, houve outras motivações.

De acordo com a Anvisa, a fabricante do produto não está regularizada para realizar a fabricação desses cosméticos e como mencionamos há efeitos adversos ao utilizar o produto. Além disso, outros produtos semelhantes também foram proibidos. São elas:

  • Cassu Braids Cassulinha Cabelos;
  • Pomada para tranças Ômegafix.

Inclusive, a suspensão é para comercialização, fabricação, e propaganda.

Contudo, existem outras pomadas que estão com medidas restritivas por conta de irregularidades. Conforme segue:

  • Seax Professional Pomada Modeladora Bright 85g,
  • Seax Professional Pomada Modeladora Fiber Gum 85g,
  • Seax Professional Pomada Modeladora Matte 85g. 

A princípio, a Anvisa determinou a proibição da comercialização destas pomadas, assim como a fabricação, distribuição e propaganda do produto que foi recolhido.

O mesmo aconteceu com as pomadas: Pomada Modeladora Matte Maxdil Black White, Pomada Modeladora Maxidil Black White, e Maberu Emejê Pomada. A princípio, caso alguma pessoa tenha sofrido algum efeito adverso de algum destes produtos listados devem procurar a Anvisa, para notificar como usuário e profissional de saúde basta clicar aqui.

Saiba mais: Produto de cabelo pode ocasionar cegueira temporária; alerta Anvisa

Cegueira temporária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já vem alertando sobre o uso destes produtos, principalmente por conta da ocorrência de efeitos colaterais graves. Dentre elas estão cegueira temporária, inclusive teve paciente que apresentou lesão grave nos olhos.

Assim como relatos de pessoas que relataram demora para recuperação da visão com prazo de 15 dias. Sobretudo, a Anvisa recomendou que as pessoas usem apenas produtos recomendados pela mesma, pois isso mostra que estão regularizadas.

Nas redes sociais, a influenciadora digital Bielle Elizabeth foi mais uma dessas pessoas que relataram problemas com pomadas modeladoras. Ela dividiu com seus seguidores que passou por um momento tenso, após perder a visão temporariamente depois de aplicar o produto.

Ela usou as redes para alertar sobre o produto, contudo, conforme já notícias aqui no Blog SaúdeLab, mulheres que utilizaram o produto passaram pelo mesmo efeito adverso.

Leia também: Pomada de cabelo causa ferimentos em mais de 130 pessoas nos últimos dias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação