Seriguela: conheça os benefícios e malefícios dessa fruta exótica

Fique por dentro das vantagens e desvantagens de consumir seriguela

Incluir frutas diversas na alimentação é uma ótima forma de fornecer grande parte dos nutriente que nosso corpo necessita. Entretanto, frutas exóticas como a seriguela não são tão famosas e consumidas, fazendo com que muitos percam os seus benefícios. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda sobre os malefícios e benefícios da seriguela e mais curiosidades sobre a fruta.

Conforme fora dito, por ser menos popular que outras frutas, poucas pessoas aproveitam os benefícios da seriguela. Entretanto, por causa desse mesmo desconhecimento, as pessoas que acabam consumindo também esquecem que, mesmo sendo um alimento natural, a fruta pode ser prejudicial em alguns casos. Logo, é importante se informar tanto sobre os malefícios quanto os benefícios da seriguela.

Tabela Nutricional da Seriguela

Para entender melhor os benefícios e malefícios da seriguela, primeira coisa a se fazer é analisar sua tabela nutricional. Aqui, utilizamos a Tabela Brasileiroa de Composição de Alimentos lançada em 2011 pela USP. Portanto nela, podemos observar que 100 gramas de seriguela crua possui:

  • Energia: 76 Kcal;
  • Proteína: 1,4 g
  • Lipídios: 0,4 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Carboidratos: 18,9 g
  • Fibra alimentar: 3,9 g

De acordo com os dados acima, podemos perceber que a fruta possui baixo valor energético, sendo indicada para dietas de restrição calórica, principalmente por ser rica em fibras. No entanto, quando falamos de dieta low carb, a seriguela não é das melhores opções, pois possui 18,9 gramas de carboidrato a cada 100 mg de fruta, restringindo o consumo de outros alimentos.

Leia também:  Jiló: entenda os riscos e benefícios e saiba como consumir de forma saudável

Benefícios da seriguela para a saúde

Melhora a saúde intestinal

As fibras são mais um dos componentes da seriguela que pode ser bastante proveitoso para a saúde. No caso, um de seus principais efeitos no corpo é a melhoria da saúde intestinal como um todo.

Previne doenças

Os compostos flavonoides presentes na seriguela são bastante conhecidos pela proteção que eles oferecem contra certas doenças, especialmente cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Ademais, as próprias fibras também podem ajudar na prevenção de doenças como a diabetes e doenças intestinais.

Combate o envelhecimento precoce

A seriguela é muito rica em  em vitamina C, que atua como um forte antioxidante no nosso corpo. Consequentemente, ela é bastante eficaz no combate de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Melhora a aparência da pele e cabelo

Ao combater os radicais livres, o antioxidantes também promovem uma grande melhoria no aspecto e aparência dos nosso fios e da pele.

Fortalece o sistema imunológico

Outro grande papel da vitamina C no nosso corpo é no aprimoramento do sistema imunológico. Através dela, é possível melhorar o funcionamento dele, o que consequentemente aumenta nossa resistência e combate contra doenças.

Auxilia na produção de colágeno

Por incrível que pareça, a vitamina C atua como um cofator na síntese do colágeno. Logo, consumir ela através da seriguela pode auxiliar na produção do mesmo.

Seriguela combate inflamações no corpo

A seriguela possui um efeito anti-inflamatório importante, combatendo inclusive dores de garganta e dores pelo corpo. Portanto, é um ótimo alimento para pessoas que sofrem de doenças inflamatórias.

Existe algum malefício de se consumir a seriguela?

De antemão, a seriguela por si só não é capaz de prejudicar a nossa saúde. Entretanto, ela precisa de alguns cuidados para garantir sua qualidade e integridade. No caso, além dela precisar ser bem higienizada antes do consumo, para evitar contaminação ou doenças, ela também deve ser sempre bem armazenada. Isso se dá pelo fato de que ela possui bastante água, fazendo com que ela estrague mais rapidamente.

Diabético pode comer seriguela?

Conforme observado na tabela nutricional, pessoas diabéticas precisam controlar o consumo de carboidratos e a seriguela possui uma concentração maior deste nutriente. Portanto, o consumo da fruta deve ser feito com moderação.

Leia mais: Frutas para diabéticos: saiba quais comer e quais evitar?

Principais formas de se consumir a seriguela

Por fim, tendo em mente os benefícios da seriguela para a saúde, é preciso encontrar formas de incluir ela na alimentação. No caso, assim como a grande maioria das frutas, a seriguela pode ser consumida in natura, ou utilizada para fazer um suco. Para isso, basta ter os cuidados mencionados anteriormente.

Por outro lado, a fruta também pode ser aproveitada de inúmeras outras formas. Por exemplo, é possível utilizar ela para produzir licor, compotas, sorvetes e vitaminas. Quanto a receitas mais complexas, geralmente a fruta é empregada em sobremesas, que também são bastante variadas.

Leia mais: Quiabo combate doenças, mas seu consumo requer cuidados; confira!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação