Se tem uma coisa mais certeira na vida é a: vontade de comer doce após o almoço. Muitas pessoas reclamam que tem essa vontade e é sempre após a segunda refeição do dia. Entretanto, por que isso acontece? O Blog SaúdeLab foi atrás desse assunto para poder explicar melhor o por que disso acontecer com tanta frequência.
Culturalmente, nossas refeições sempre terminam com alguma sobremesa. Sobretudo, é apenas um desejo ou uma necessidade fisiológica? Entenda mais sobre o assunto.
Leia mais: Como fazer sanduíche natural de frango para um lanche agradável e leve
Por que dá vontade de comer doce após o almoço?
Antes de tudo, o açúcar tem um potencial de vício semelhante ao da cocaína, o que faz com que sociedades médicas recomendem o consumo moderado. Desse modo, existe uma explicação plausível para que o nosso corpo peça sempre um docinho após o almoço.
A princípio, a serotonina é neurotransmissor que regula uma série de funções no corpo, inclusive o humor e os movimentos do estômago e intestino. Dessa forma, ela é produzida também com a ingestão de carboidratos, especialmente os doces.
Os doces, por sua vez, liberam um aminoácido necessário para a produção de serotonina: o triptofano.
Desse modo, a explicação é: quando começamos a comer, o cérebro emite um sinal no sentido de aumentar a quantidade de serotonina. Logo, o nosso corpo precisa do triptofano para produzir serotonina, e os carboidratos são ricos em triptofano.
Dos carboidratos, os absorvidos mais rapidamente são os doces. Além disso, a serotonina aumenta a sensação de bem-estar, tranquilidade e felicidade, o que faz com que a experiência de uma refeição seja, para muitos, mais prazerosa com esse empurrãozinho dos doces.


O fazer pra diminuir essa vontade?
Faça substituições no cardápio
Em primeiro lugar, alimentos como aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de comer doces. Logo, o consumo frequente contribui para a redução da vontade de comer doces. Consumir frutas frescas ou secas também é uma boa opção: experimente uvas passas e tâmaras, pois elas têm um sabor mais adocicado.
Vá devagar
Em suma, se a pessoa tem o hábito de consumir diariamente doces, o ideal é ir diminuindo aos poucos, pois se parar totalmente pode ocorrer o efeito rebote. Dessa forma, pode até conseguir manter a ausência dos doces por alguns dias, porém logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que já comia.
Não conseguiu resistir? Opte por opções menos calóricas
Por exemplo: quando a vontade de tomar sorvete for grande, opte pelo picolé de frutas, pois os teores de açúcar e gordura são menores comparados com as versões cremosas. Gelatinas e pudins light também podem ser opções interessantes e nutritivas.
Veja também: Biscoito low carb sem lactose: saiba como fazer lanche saudável
Discussion about this post