Goiaba é low carb? Tem carboidrato? Veja como inserir corretamente na sua dieta

Confira os benefícios da goiaba na dieta low carb e veja como consumi-la

A goiaba é uma saborosa fruta brasileira facilmente encontrada nos quintais. No entanto, quem está passando por um processo de reeducação alimentar, surgem dúvida sobre o consumo da fruta.  Aliás, para quem está em uma dieta low carb, escolher os alimentos certos pode ser desafiador. No caso das frutas, por possuírem muita frutose, que é carboidrato, a questão se torna ainda mais difícil. Assim, veja hoje no SaúdeLAB como você pode inserir a goiaba em seu plano alimentar.

Quais os nutrientes da Goiaba?

Para saber se você pode consumir a goiaba na sua dieta é fundamenta conhecer sua tabela nutricional. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) publicada em 2011 pela UNICAMP e o Ministério da Saúde, a goiaba é uma fruta que possui baixo teor de carboidrato. Confira:

Goiaba Branca, a cada 100 g de fruta in natura com casca:

  • Calorias: 52 Kcal
  • Proteínas: 0,9g
  • Lipídios: 0,5g
  • Colesterol: Não identificado;
  • Carboidratos: 12,4g;
  • Fibra alimentar: 6,3g

Goiaba Vermelha, a cada 100g de fruta in natura com casca:

  • Calorias: 54 Kcal
  • Proteínas: 1,1g
  • Lipídios: 0,4g
  • Colesterol: Não identificado;
  • Carboidratos: 13,0g
  • Fibra alimentar: 6,2g

Como fica perceptível na tabela, a fruta possui um percentual baixo de carboidratos, sendo sim possível consumir na dieta low carb. Além disso, fica visível a quantidade de fibra alimentar e como ela faz bem ao organismo.  Entretanto, seus benefícios não param por aí. Segundo especialistas, o consumo regular da fruta se torna funcional, ou seja, traz diversos ganhos para o organismo. Nesse sentido, devido ao seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, a goiaba auxilia na boa manutenção do sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. Sim, a goiaba é uma fruta muito saudável.

Goiaba vermelha e branca.
Goiaba vermelha e branca. Foto: Canva PRO

Além disso, por conter fibras solúveis (6,3 g em média), a fruta ainda melhora a digestão e controla o colesterol alto. Ademais, por conter polifenois, ela também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a função vascular e diminuindo a pressão arterial.

Do mesmo modo, a goiaba ainda é rica em pectina, uma substância que auxilia no bom desenvolvimento da saúde da pele.

Assim, você só tem a ganhar inserindo a goiaba em sua dieta! Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados a fim de os excessos sejam evitados. Isso porque, caso seja ingerida em grande quantidade, ela pode exceder o limite diário de carboidratos que você pode consumir. Por isso, veja agora como colocar essa fruta em seu plano alimentar de forma correta.

Como inserir a goiaba na dieta low carb?

A goiaba possui poucas calorias e carboidratos, e ainda possui muitas fibras, trazendo a sensação de saciedade. Porém, é vital não abusar de seu consumo. Por exemplo, 3 unidades da fruta consumidas diariamente pode elevar o nível de frutose permitido numa dieta low carb. Assim, o ideal é consumir apenas 1 ou 2 unidades da fruta por dia.

Nesse sentido, como a maior parte de suas fibras está na casca, é ideal que você não a descasque. Do mesmo modo, você pode incluir a goiaba numa salada durante o almoço ou em um lanche da tarde. Outra opção é fazer um suco da fruta ou batê-la com outras frutas que também sejam pouco calóricas. Nesse caso, não se esqueça: nunca utilize açúcar.

Seguindo essas dicas, você conseguirá fazer um excelente uso da goiaba em sua dieta low carb!

E aí, gostou dessas dicas? Ademais, leia também: Melão é low carb? Confira os principais benefícios do consumo diário da fruta

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação