Ter dor de cabeça quando se começa uma dieta é comum? Entenda e veja os erros

Quando se decide fazer uma dieta, antes de tudo é necessário entender quais os efeitos que ela poderá causar no seu corpo, como um todo. Muitas vezes, algumas dietas além de ineficazes, se tornam até mesmo perigosas para a saúde, gerando uma série de danos. No entanto, a maioria das dietas causam alguns efeitos parecidos, principalmente no início. Um dos mais comuns é a dor de cabeça.

Pois bem, ela pode ser causada por diversos motivos, mas o mais importante é entender o porque ela acontece, assim você saberá diferenciar o motivo do seu desconforto. O Blog Saúde Lab, irá te ajudar a entender por que é comum ter dor de cabeça quando se começa uma dieta.

Veja o que causa esse tipo de efeito e apreenda como identificar e controlar esse mal estar. Confira abaixo os motivos causadores mais comuns e resolva este problema.

 

dor de cabeça
A dor de cabeça é um incomodo agudo na região da cabeça que pode ser causado por diversos fatores     Fonte: Freepik

Restrição de carboidrato

As dietas que contém algum tipo de restrição a carboidrato normalmente são as que mais causam sintomas como dor de cabeça. Isso porque essa redução drástica da substância causa no corpo alguns efeitos de abstinência, como por exemplo, boca amarga e tão famosa dor de cabeça.

Dieta causa perda de líquido

Durante o processo da dieta, a perda de líquido é um dos motivos mais comuns e causadores da dor de cabeça. E a explicação para esse efeito é bem simples. Com a diminuição da sua principal fonte de energia, que é a comida, o corpo enxerga a necessidade de extrair seu combustível de outro lugar, e por isso apela para o glicogênio, uma substância diretamente ligada ao líquido do nosso corpo. Por isso, durante a dieta, é ainda mais importante de manter muito bem hidratado. A desidratação pode ocasionar uma série de problemas graves, então não deixe de tomar água e também invista em outros líquidos que podem ajudar nesta questão, como o chá, por exemplo.

dor de cabeça
Antes de iniciar qualquer dieta, é sempre necessário procurar um médico Fonte: Freepik

Jejum intermitente causa dor de cabeça

O jejum intermitente é um tipo de prática, usado como dieta na maioria das vezes, onde se fica em média 16 horas sem ingerir comidas sólidas. Esse tipo de dieta, com longas horas sem se alimentar, abaixa o nível de insulina no sangue, substância responsável por controlar o nível de açúcar no corpo. Essa diminuição significativa acaba causando sintomas como a dor de cabeça.

Por isso, para praticar esse tipo de dieta, é necessário acima de tudo, contar com o apoio de um profissional, que saberá te direcionar para que execute da melhor forma. Além disso, muitas pessoas possuem doenças que nem permitem realizar esse tipo de prática. Um exemplo disso é quem possui pressão baixa, e normalmente não pode passar longos períodos sem comer.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação