Por que é importante diversificar a rotina de exercícios? Veja agora

Existem diversas variáveis que podemos aplicar ao treino para potencializá-lo

Encontrar o equilíbrio e a disciplina na prática de uma atividade física ainda é obstáculo para muitas pessoas, mas a sua prática regular auxilia na manutenção de uma boa saúde física e mental e proporciona inúmeros momentos de prazer e diversão. No entanto, é importante diversificar a rotina de exercícios?

Muitas pessoas vivem mantendo uma rotina e os mesmos treinos no dia a dia. Será que isso pode prejudicar ou ajudar. Contudo, o assunto do Blog SaúdeLab hoje é explicar por que diversificar a rotina pode ser importante.

Leia também: Como motivar a família para ser mais saudável?

Por que é importante manter uma rotina de exercícios?

Antes de tudo, a rotina de treino existe quando a pessoa mantém uma constância nos treinos. Bem como, o que é ótimo para melhorar as articulações, flexibilidade, fortalecer a massa muscular, manter o corpo ativo e forte. Além disso, a prática de atividades físicas contribui com a saúde mental, pois traz benefícios para o humor e autoestima.

Sobretudo, repetir diariamente o mesmo treino sem supervisão de um profissional não promove os efeitos esperados e ainda pode causar lesões ao corpo. Dessa forma, a elaboração de um programa de exercícios depende de uma série de conhecimentos prévios que o educador físico detém.

Por que é importante diversificar a rotina de exercícios?
Saiba os pontos fortes de diversificar a rotina de exercícios | Foto: Freepik

O que se ganha ao variar a rotina de exercício?

A princípio, ao contrário do que muita gente pensa, a prática dos mesmos exercícios não os tornam menos eficientes. Logo, o que contribui para a diminuição dos resultados é o hábito de praticar os exercícios sempre com a mesma intensidade. Por isso, é fundamental variar o treinamento e os estímulos, mesmo que sejam repetidos.

Diversificar a rotina de treino é importante, por duas razões principais

  1. Evitar o tédio, a rotina e, assim, aumentar a adesão ao exercício,
  2. Evitar a estagnação na performance e, consequentemente, nos resultados. Variar sua rotina de treino ajuda a mantê-lo mental e fisicamente desafiado e envolvido.

Em suma, em qualquer tipo de atividade física, seja ela neuromuscular ou cardiorrespiratória, existem diversas variáveis que podemos aplicar ao treino, para que ocorra a quebra de um equilíbrio e a melhora dos estímulos, exemplo:

  • Número de repetições dos exercícios;
  • Séries (ordem de execução dos exercícios);
  • Número de séries;
  • Frequência diária e semanal de treino;
  • Tempo de duração da sessão;
  • Carga dos exercícios (kg);
  • Velocidade de execução dos exercícios;
  • Intervalos entre os exercícios e pausas entre as séries;
  • Métodos de treinamento, etc.

Leia também: Tem Vontade De Correr Uma Maratona? Saiba Como Você Deve Se Planejar!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação