Por que é importante evitar os temperos industrializados? Entenda os perigos

Entenda os problemas por trás dos temperos industrializados que compramos

A princípio, os temperos são ingredientes absolutamente necessários no preparo de qualquer prato. São eles que garantem a excelência do sabor em qualquer refeição. Contudo, para garantir a qualidade da comida, é preciso que os temperos também sejam de qualidade, o que é algo que os temperos industrializados não oferecem. Com isso, o SaúdeLab vai explicar por que é importante evitar os temperos industrializados.

A primeira vista, os temperos industrializados são muito práticos no dia a dia, pela facilidade de acesso e uso. Entretanto, além de apresentarem um sabor inferior aos temperos naturais e caseiros, eles também possuem componentes bastante maléficos. Ou seja, eles prejudicam tanto o sabor de seus pratos quanto a sua própria saúde.

Problemas dos temperos industrializados

Antes de mais nada, para discutir os malefícios dos temperos industrializados, é preciso estabelecer que eles são alimentos ultra processados. Talvez você já esteja familiarizado com essa categoria de alimentos, onde podemos encontrar temperos como os tabletes de caldos, amaciantes de carnes, molhos prontos e similares. Eles podem parecer inofensivos, mas na verdade são bastante prejudiciais, especialmente no consumo a longo prazo.

De maneira geral, os malefícios dos temperos industrializados se dão por conta de sua composição. Nela, é possível encontrar uma variedade grande de componentes químicos prejudiciais, e em grandes quantidades. Eles servem para conferir uma falsa qualidade nos temperos, através de compostos aromatizantes, conservantes e espessantes

Principais componentes prejudiciais

Dentre os inúmeros compostos que compõe os temperos industrializados, um dos mais presentes é o sódio. Apesar desse elemento ser importante para a manutenção do nosso organismo, o nosso consumo diário dele não deve passar de 2400mg diárias. Porém, apenas esses temperos podem apresentar cerca 1038mg. Logo, utilizar esse tempero pode causar problemas na saúde a longo prazo, como hipertensão, derrames e infartos.

A gordura trans também é um dos compostos mais problemáticos desse tipo de tempero. Ela aumenta o colesterol ruim e diminui o bom, além de atrapalhar o nosso metabolismo, de forma a causar problemas graves como o entupimento de artérias e obesidade. Ademais, o glutamato monossódico, outro compostos comum, acaba sendo sua aliada no ganho de peso, além de afetar as células do sistema nervoso.

Alternativas saudáveis de temperos

Tendo em mente todos os malefícios dos temperos industrializados, é necessário adotar o hábito de utilizar apenas temperos naturais e caseiros. Ou seja, quando for ao mercado, dê preferência pro comprar temperos como orégano, manjericão, salsa, alecrim e muitos outros. Além do sabor superior, eles oferecem benefícios diversos para a nossa saúde.

Por fim, se você valoriza muito a praticidade dos temperos industrializados, também é possível obtê-la de outras formas. Para isso, você pode, por exemplo picar grandes quantidades de cebola e alho, e reservar em um recipiente com azeite e sal. Outra opção é misturar ervas secas com sal e ingredientes de sua escolha, como pimentas, tomilho e similares.

Leia também: 10 alimentos que parecem saudáveis (mas não são) – Fique atento(a)!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação