Chá de Louro é bom para o estômago? Confira a verdade e entenda os benefícios

Chá de louro é bom para o estômago? – De origem asiática, o louro é uma planta utilizada desde a Antiguidade como tempero para diversos pratos salgados, como feijões e ensopados. Além disso, a ação do chá de louro contra os males estomacais é bem conhecida.

Porém, será que a bebida é realmente eficaz para tratar desse problema? Veja hoje no SaúdeLab a resposta correta e confira também os demais benefícios para a sua saúde!

Ademais, para o preparo do chá, você pode utilizar tanto as folhas frescas do louro, que podem ser adquiridas em mercados e feiras, como as folhas desidratadas, as quais são vendidas em lojas de produtos naturais. Em ambos os casos, o ideal é consultar um médico especialista ou o nutricionista para obter orientação sobre a melhor forma de consumir o chá de louro.

Chá de louro é bom para o estômago?

De nome científico Laurus nobilis lauraceae, o louro apresenta muitas propriedades medicinais. Nesse sentido, as folhas contém taninos, flavonoides e antocianinas que oferecem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, antioxidantes e antirreumáticas. Assim, os ganhos oferecidos para a sua saúde são muitos! Confira agora quais são eles.

O que o chá das folhas de louro oferece à sua saúde

Entenda os motivos de se investir na bebida para melhorar, não só o estômago, mais outras situações mais:

Melhora a digestão

Sim, o chá de louro é bom pro estômago. Aliás, esse talvez seja o benefício mais famoso do chá de louro. De fato, a bebida realmente possui ação digestiva, ajudando na produção de bile pelo fígado, fazendo com que a gordura seja absorvida de maneira mais rápida pelo organismo. Além disso, por estimular a produção de enzimas digestivas, o louro também favorece a absorção de nutrientes.

Mantém a pele e a visão saudáveis

As folhas de louro são ricas em vitamina A e C, substâncias que, além de ajudarem a aumentar a imunidade dor corpo, ainda proporcionam efeitos contínuos na manutenção de uma pele e visão saudáveis.

Controla dores de cabeça e nas articulações

O chá de louro também é rico em eugenol, um composto antioxidante que oferece propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ao corpo. Assim, a bebida é capaz de controlar dores de cabeças e nas articulações, auxiliando nos processos de tratamento de doenças como reumatismo e artrite reumatoide.

Auxilia em dietas de perda de peso

O chá de louro possui efeito diurético, eliminando o excesso de líquidos do organismo e combatendo inchaços. Desse modo, ele se torna uma ótima opção para complementar dietas de emagrecimento, desde que recomendado por um médico especialista.

Regula o fluxo menstrual

As folhas de louro oferecem propriedades que estimulam o útero, liberando o fluxo menstrual com maior facilidade. Dessa forma, o chá de louro é indicado para as mulheres que sofrem com o fluxo menstrual irregular ou que fazem tratamento para casos de amenorreia.

Reduz a ansiedade

O chá das folhas de louro também possui efeito calmante, sendo um ótimo aliado para combater momentos de ansiedade e estresse.

Combate a diabetes

O chá de louro é eficaz em manter o equilíbrio de açúcar no sangue, reduzindo os níveis de glicose. Assim, ele é especialmente ideal para quem sofre de diabetes tipo 2, pois regula a resistência à insulina.

Previne a insuficiência renal e hipertensão

O efeito diurético do chá de louro também ajuda a diminuir a retenção de minerais como o sódio no organismo, evitando problemas como a insuficiência renal e a hipertensão.

Como fazer o chá das folhas de louro

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 folha de louro.

Modo de preparo

O preparo do chá de louro é simples: basta colocar a folha de louro em um recipiente com água previamente fervida, tampar o local e aguardar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe a mistura e beba o chá. Este, por sua vez, deve ser ingerido por cerca de 2 a 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Se consumido em quantidades muito grandes, o chá das folhas de louro gera sonolência e causa alterações gastrointestinais, como diarreias e cólicas abdominais. Além disso, o consumo excessivo também pode gerar dores de cabeça e hipoglicemia, uma vez que as folhas de louro diminuem a quantidade de açúcar no sangue.

Assim, é muito importante que a ingestão do chá seja avaliada por um médico especialista, para avaliar a quantidade e a duração do consumo do chá de louro de acordo com as demandas de cada pessoa.

Quem não deve tomar o chá

O chá de louro não pode ser tomado por gestantes, lactantes, crianças e pessoas que estejam prestes a fazer alguma cirurgia, já que a bebida desacelera o sistema nervoso central. Da mesma forma, por reduzir muito os níveis de açúcar no sangue, a ingestão deve ser feita com indicação médica para casos de indivíduos com diabetes.

Continue a leitura: 

 

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 978