Presidente eleito Lula passa por exames de rotina e problemas são encontrados; entenda

Lula esteve ontem, 12/11, no Hospital Sírio Libanês para realização de bateria de exames.

O presidente eleito nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, precisou passar ontem (12.11.22) por uma rotina de exames e consulta médica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Aliás, segundo assessoria de imprensa de Lula, a realização de exames de rotina se deu em função de viagem próxima (14/11/2022) ao Egito, onde Lula participará, como convidado, da COP-27. No entanto, o que seria apenas exames de rotina revelou um problema que requer cuidados. Entenda mais, aqui no SaúdeLAB.

Saúde do presidente eleito Lula

Conforme o boletim médico divulgado, onde os responsáveis pelo acompanhamento do presidente foram as equipes do Dr. Roberto Kalil Filho, Artur Kats e Rubens Brito, alguns problemas foram identificados. Inclusive, dentre os procedimentos realizados estão exames de imagem que podem ser mais eficientes na detecção de lesões em estágio inicial e mais avançadas. Assim, abaixo segue o boletim médico:

Boletim médico de Lula
Boletim médico de Lula. Foto: Assessoria

 

Resultado dos exames

A equipe médica divulgou, após análise criteriosa dos exames que “estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. Ainda, segundo a equipe médica, devida a extensa campanha eleitoral para a presidência da república, o futuro presidente apresentou um processo inflamatório da garganta “por esforço vocal” e leucoplasia na laringe – que são manchas ou lesões espessas e brancas. “O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, diz o boletim.

Desta forma, ele será acompanhado e realiza tratamento adequado para controle das lesões.

Leia também: SBOC esclarece mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Histórico de saúde de Lula

Durante toda campanha para presidência Lula demostrou forte rouquidão, que, segundo sua assessoria, estavam sob controle e ocorria em função da intensificação da campanha, onde sua voz era muito exigida. Em 2011, Lula descobriu um câncer de laringe onde foi submetido a um tratamento envolvendo quimioterapia e radioterapia. Em 2012 foi considerado curado da doença. Desde então, Lula diz que pratica atividades físicas diariamente e manter os exames de controle em dia.  Estima-se que, ao final do mandato Lula terá 81 anos.

Leia também: Simony fala do tratamento de radioterapia na luta contra o câncer de intestino

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação