Presunto de peru é remoso? Entenda a opção é saudável ou não

Carnes embutidas no geral não têm uma boa fama do ponto de vista nutricional

Existe muita confusão sobre o que são os alimentos remosos e, principalmente, quais são eles. Isso porque as características deles podem ser um pouco amplas. Mas a partir do momento que você conhece eles melhor, é mais fácil de identificá-los no dia a dia. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o presunto de peru é remoso, e se ele é uma alternativa mais saudável ou não.

Dentro do tópico de alimentos remosos, as carnes no geral geram bastante polêmica. Geralmente, as carnes vermelhas entram nessa categoria, enquanto as brancas ficam de fora. O problema é que para ambos os tipos de carnes, existem algumas exceções importantes. Por isso as carnes como o presunto de peru geram muitas dúvidas em relação á segurança de seu consumo.

Atenção com a composição dos alimentos

De antemão, o que todo alimento remoso tem em comum é a ação inflamatória. Através dela, os alimentos dessa categoria são capazes de causar problemas como a gastrite, hepatite e outras doenças inflamatórias. Porém ela também é comumente associada com prejuízos à cicatrização da pele. A partir dessa característica, podemos identificar quais alimentos são remosos a partir da composição eles.

No caso, como os alimentos remosos são inflamatórios, precisamos ficar atentos com quaisquer alimentos que possuem compostos inflamatórios. Geralmente, estes compostos costumam ser as gorduras, sal, açúcar e óleos refinados. Consequentemente, os principais grupos de alimentos remosos são:

  • Frituras
  • Fast-foods
  • Carnes vermelhas gordas
  • Doces, especialmente os industrializados
  • Carnes embutidas ou processadas

Leia mais: Peito de peru é remoso, ou ele é considerado um alimento saudável?

O presunto de peru é remoso ou não?

Conhecendo melhor as propriedades dos alimentos remosos, será muito mais fácil de entender se o presunto de peru é remoso de fato. Começando pelo fato de que os presuntos no geral sofrem com um grande problema, que é a sua forma de produção. Os presuntos costumam ser adicionados de sal, conservantes e outros químicos, que podem prejudicar nossa saúde de diversas formas, incluindo reações inflamatórias.

Entretanto, o que gera a dúvida de se o presunto de peru é remoso, é o fato de que o peru é considerado uma carne branca. De maneira geral, as carnes brancas raramente são remosas por causa da baixa quantidade de gorduras que elas apresentam. Mas conforme fora dito, existem algumas exceções, e dependendo de qual parte do peru foi utilizada, ela tem o potencial de ser remosa. Então em suma, o presunto de peru é remoso sim.

O peru pode ser uma carne bastante saudável dependendo do corte

Tendo em mente que o presunto de peru é remoso por ser embutido, e por poder incluir partes remosas do peru, a ave pode sim ser consumida com segurança ao tomar alguns cuidados. O primeiro cuidado é optar por cortes leves e sem pele, como é o peito de peru. E o segundo é preparar a carne de forma leve, sem usar ingredientes que levem algum dos compostos inflamatórios citados anteriormente.

Leia mais: Tomate é remoso? Conheça melhor as propriedades dele

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação