Book Appointment Now
Quais são os principais gatilhos para labirintite? Veja o que deve se evitar
A princípio, a labirintite é um problema de saúde bastante debilitante. Pessoas que sofrem dessa condição, especialmente quando ela se manifesta com frequência, tem sua qualidade de vida severamente afetada. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, ou conhece alguém que sofre que labirintite, venha com o SaúdeLab e veja quais são os principais gatilhos para labirintite.
Existem diversos tipos de casos de labirintite, e cada um deles possui determinadas causas e tratamentos. Contudo, também existem fatores que estão diretamente ligado às crises dessa doença. Ou seja, determinados hábitos e ações da sua rotina podem servir de gatilhos para labirintite, de forma a piorar os sintomas dela.
O que é a labirintite de fato?
Antes de mais nada, para falar dos gatilhos para labirintite, é necessário primeiro entender melhor o que é essa condição de saúde. De maneira geral, o termo labirintite se refere a inflamações ou infecções que ocorrem no labirinto, uma estrutura que faz parte do nosso ouvido interno. Tal estrutura é responsável por manter a nossa noção e senso de equilíbrio dentro do normal.
De antemão, a labirintite pode se manifestar de diversas formas. Em alguns casos, a pessoa pode ter crises e episódios aleatórios, mas que afetam ela significativamente. Estes podem durar desde minutos até dias. Porém também existem casos em que esses episódios são periódicos, ocorrendo de tempos em tempos, ou que são constantes, que é característico de uma labirintite crônica.
Leia mais: Qual a diferença entre vertigem e labirintite? Entenda essas condições
Principais sintomas da labirintite
Tendo em mente a função do labirinto, e o fato de que a labirintite afeta a função dele, essa condição de saúde pode atrapalhar muito a locomoção, movimentos ou a própria rotina de uma pessoa. Isso se dá por causa dos sintomas debilitantes que ela pode causar. Confira alguns deles a seguir:
- Perda da noção de equilíbrio
- Distorção da noção de movimentos
- Tonturas
- Vertigem
- Zumbido no ouvido
- Perda ou distorção da audição
- Taquicardia
- Mal-estar
- Náusea
- Vômito
Leia mais: Remédio Caseiro para Labirintite: conheça 8 opções para aliviar os sintomas
Quais são os gatilhos para labirintite que devem ser evitados?
Por fim, agora que você sabe mais sobre a labirintite e seus sintomas, é importante conhecer as principais causas e gatilhos dela. Conforme fora dito, o nome dessa condição se refere a uma inflamação ou infecção, porém essas nãos são as únicas causas. Muitas vezes, a labirintite é causada por traumas auditivos ou mecânicos, alterações de pressão, tumores, doenças autoimunes e uso de determinados medicamentos.
Dito isso, fica claro que, se você está com suspeita de labirintite, é necessário buscar o atendimento médico para receber o devido tratamento. Entretanto, também existem gatilhos para labirintite que, se evitados, podem ajudar a prevenir os episódios dessa doença. Alguns desses gatilhos são:
- Tabagismo
- Bebidas alcóolicas
- Ansiedade
- Bebidas com cafeína
- Estresse
- Alimentos gordurosos
- Crises alérgicas
- Alimentos açucarados
Leia mais: Chá para labirintite: veja 5 opções poderosas para acabar com o mal-estar
Triptofano: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.