Você Sabia Que a Privação do Sono Pode Matar?

privação do sono

Deixar de dormir ou optar pela privação do sono faz mal a sua saúde. Além de causar diversas doenças, pode levar a morte

Muitos estudos têm mostrados os males da privação do sono. Sabe aquelas noites que você sofre de insônia e não consegue pregar o olho? Ou quando dorme pouco porque precisa estudar ou trabalhar? Essas práticas são um veneno para o nosso cérebro.

Dormir menos de 8h ininterruptas por dia, de acordo com os médicos, é muito ruim. As crianças e adolescentes precisam de ainda mais horas de sono. Quando dormimos, nosso corpo se recupera, regenera células e produz uma série de hormônios vitais.

O que acontece se não dormir?

A privação do sono tem efeitos imediatos. Acordamos mal-humorados, com dores de cabeça e até mesmo doentes. Passar as noites em claro leva a ansiedade, depressão e paranóia. Isso porque seu cérebro não consegue ficar atento, então começa a desconfiar de tudo, até de si mesmo.

Por causa disso, a nossa frustração emerge e os pensamentos negativos também. Podemos ganhar peso e ter problemas cardíacos graves, por exemplo. A imunidade, consequentemente baixa.

privação do sono

Dormir pouco causa câncer, depressão e morte

Como as nossas células só se regeneram enquanto dormimos ou praticamos um jejum prolongado, a privação do sono em larga escala é uma das causas de diversos tipos de câncer. Além disso, ficar muitos dias sem dormir direito leva a alucinações e problemas psicóticos, mesmo em pessoas saudáveis.

A insônia é uma doença crônica e muitas vezes difícil de controlar. Crianças pequenas, na fase do “terror noturno” têm insônia. Também é comum em jovens que estão em período de avaliação na escola ou próximos do vestibular. Universitários dormem, em média 6h por dia, segundo uma investigação da Universidade Oxford.

É possível morrer por não dormir?

Por causa da privação do sono, as pessoas podem se tornar extremamente agressivas. A nossa irritabilidade aumenta e a probabilidade de nos envolvermos em acidentes também. As nossas decisões ficam prejudicadas e as chances de nos fazermos mal é maior.

A insônia já foi ligada a vários casos de suicido, acidentes de carros e surtos de psicose. Por isso, aproveite todo e qualquer minuto que tem para dormir. Aquela sesta depois do almoço pode ser mais necessária do que você imagina.

Ir para a cama na hora é tão importante quanto fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável.

 

 

Fonte: BBC

Crédito das imagens: Pexels