“Todo mundo odeia o Chris”: protagonista surpreende depois da Doença de Crohn

O ator precisou remover quinze centímetros do intestino grosso e chegou a pesar 47kg

Tyler James Williams, protagonista do seriado “Todo mundo odeia o Chris” abriu o jogo para a revista Men´s Health, nesta quinta-feira (5). sobre sua boa forma e a luta contra a Doença de Crohn. O ator, conhecido no Brasil por interpretar o Chris Rock adolescente, contou que precisou remover quinze centímetros do intestino grosso e chegou a pesar 47kg. Entenda mais, aqui no SaúdeLAB.

Descoberta da Doença

O “Chris” percebeu que algo estava errado quando, apesar de mais de 20 anos, ainda era convidado apenas para papéis de adolescentes. Então, o ator decidiu mudar sua aparência por conta própria contratando treinadores, fazendo musculação e se alimentando à força.

“Eu estava, de fato, levando meu corpo ao limite”, diz o ator. ”Sentia uma dor de estômago lancinante e não conseguia engolir nada”, pontua ele.

O diagnóstico foi assustador, uma vez que seus intestinos estavam muito inflamados e obstruídos com tecido cicatricial. “Em meu íleo terminal, parte do intestino delgado perto da pélvis, havia restado menos de um centímetro de diâmetro”, lembra Williams. Era a doença de Crohn – um distúrbio que ele nem sabia que tinha.

Leia também: Mulher tem sintomas de doença confundidos e é internada em hospital psiquiátrico por engano

O que é a doença de Crohn?

No Brasil, a doença de Crohn, também conhecida como retocolite, afeta em média sete para cada 100 mil habitantes. Trata-se de uma condição inflamatória que pode resultar em perda de peso e desnutrição e, se não for tratada, ser fatal.

A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Além disso, fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.

Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.

doença de chron
Depois do susto, o ator procura cuidar da alimentação e forma física (Foto: Arquivo Pessoal)

Doença de Crohn e cirurgia de emergência

Willians foi submetido a uma cirurgia de emergência  e retirou quinze centímetros do intestino grosso. Entretanto, não parou por aí, já que seus intestinos estavam muito machucados para cicatrizar e acabaram perfurando. Ele sofreu uma septicemia  e os médicos indicaram outra cirurgia. Ele se alimentou de alimentos intravenosos com uma bolsa de ostomia por vários meses e chegou a pesar 47kg.

O ator achou que iria morrer e decidiu, desde então, aceitar apenas personagens com um propósito. “Quero ser um exemplo para aqueles, como eu, que são magros e precisam lutar contra doenças invisíveis”, pontua o ator, que na revista exibiu seu corpo definido. “Que todos nós continuemos aprendendo a ouvir nossos corpos e tratá-los melhor”, pontuou Williams.

“Longevidade é uma grande parte do jogo. Primeiro me amei, depois me cuidei”, afirma ele, que excluiu bebida, café e carne vermelha da dieta. Agora, somente proteína magra e vegetais cozidos no vapor, bem como shakes e suco verde ao longo do dia. Para ajudar nos sintomas da doença de Crohn e evitar que o intestino inflame, a equipe médica de Willians prescreveu Canabidiol (CBD).

Segundo os estudiosos, o CBD ajuda a reduzir os sintomas de doenças como a doença de Crohn, por consequência, reduz o estresse no microbioma e no intestino. Concomitantemente, baixa os níveis de inflamação e alivia a dor.

Musculação e Forma física

Willians confessa que seu objetivo na academia é manter o condicionamento físico porém, sem excessos. A musculação ajuda a controlar o estresse, outro gatilho da doença de Crohn, segundo o ator. Ele faz ainda meditação e pratica a escrita terapêutica. Como mantra, adotou “Estou aqui para ser nada mais do que sou”.

Leia mais: Câncer colorretal é o segundo que mais mata no mundo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação