Pudim para diabéticos: que tal provar essa sobremesa hoje?

Essa receita é ideal para quem sofre com as poucas opções de doces para diabéticos

Pudim para diabéticos – De antemão, o pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais populares das refeições. Ele é muito prático de se fazer, e não deixa a desejar no sabor.

Contudo, o valor calórico e a quantidade de açúcar fazem dele um doce que pode ser prejudicial para a saúde, especialmente em casos de diabetes. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a fazer um pudim para diabéticos que não leva nem açúcar e nem leite condensado.

Pudim para diabéticos é uma grande alternativa

De maneira geral, a diabetes é uma doença que compromete a produção e absorção da insulina no corpo. Essa por sua vez, é um hormônio responsável por regular a glicose do nosso sangue, cuja maior fonte é o açúcar. Logo, diabéticos acabam tendo o seu índice glicêmico bastante sensível e desregulado, o que limita consideravelmente a sua alimentação. Felizmente, o pudim para diabéticos é uma excelente opção de doce para esses casos.

Leia mais: Bolo de cacau com banana: uma combinação de dar água na boca; veja como fazer

Ingredientes necessários

  • 4 ovos
  • 240g de leite me pó sem açúcar
  • 150g de adoçante
  • 300ml de leite
  • 100ml de água
  • 4 colheres (sopa) de xilitol

A princípio, assim como o pudim tradicional, essa receita necessita de pouquíssimos ingredientes, e acaba sendo ideal para diabéticos justamente por não conter leite condensado ou açúcar, que são ruins para a doença. No caso, eles são substituídos pelos adoçantes, como o xilitol.

Modo de preparo do pudim para diabéticos

  1. Primeiramente, em uma panela, misture bem o leite em pó, adoçante e leite.
  2. Leve ele ao fogo baixo, para não grudar ou queimar as bordas.
  3. Sob o fogo, vá misturando bem os ingredientes até que as bordas comecem a ferver levemente.
  4. Ao chegar nesse ponto, retire a panela do fog, coloque a mistura em um liquidificador, e aguarde um pouco para que ela possa esfriar.
  5. Enquanto isso, já é possível começar o preparo da calda, adicionando o xilitol em uma panela sob fogo baixo.
  6. Espalhe o xilitol sob a panela e apenas aguarde ele derreter por completo.
  7. Depois de derreter o xilitol, acrescente a água vá mexendo até dissolver ele completamente.
  8. Para saber se a calda chegou no ponto, basta apenas observar se ela demora um pouco para se espalhar ao raspar o fundo da panela com uma colher.
  9. Em seguida, com a calda pronta, despeje ela na forma em que você pretende fazer o pudim, espalhando a calda por todo o fundo dela.
  10. Reserve a calda para que ela resfrie um pouco e retorne para o preparo da massa.
  11. Acrescente os ovos no liquidificador com a massa, e bata por cerca de 2 minutos.
  12. Feito isso, despeje a massa sobre a forma, passando ela por uma peneira.
  13. Cubra forma com papel alumínio, e coloque-a em banho-maria no forno pré-aquecido a 180°.
  14. Depois de 35 minutos no forno, vá checando se o pudim está no ponto, o se ainda está líquido e precisa ficar por mais tempo.
  15. Por fim, passado o tempo necessário, retire o pudim do forno e deixe na geladeira por um tempo antes de desenformar ele.

É preciso utilizar o xilitol?

A princípio, o xilitol acaba sendo a melhor opção para substituir o açúcar e leite condensado. Entretanto, caso você tenha preferência, você pode utilizar maçã em pó para substituir ele na calda. Enquanto isso, na massa, ele também pode ser trocado por outros tipos de adoçantes.

Leia mais: Bolo de milho saudável: confira 2 receitas práticas para adoçar o cardápio

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação