Quais os sintomas de pneumonia? Entenda todos os sinais do problema respiratório

Sintomas de pneumonia: pode ser reconhecida por um aumento súbito da febre de até 41ºC (106ºF), mas este não é o único sintoma desta doença pulmonar infecciosa. Confira a lista de sintomas que o SaúdeLab trouxe para você e todas as informações disponíveis.

O que você deve saber sobre a pneumonia

A pneumonia é uma doença que pertence à família das pneumopatias infecciosas: isto significa que é uma infecção dos tecidos pulmonares (portanto: dos pulmões). A causa da pneumonia pode ser um vírus (o vírus influenza, por exemplo, ou o coronavírus SARS-CoV-2) ou uma bactéria (os culpados mais comuns são o pneumococo, bactérias da família Haemophilus influenzae, a bactéria Legionella pneumophila ou mesmo estafilococo).

Ela é causada por bactérias na esfera otorrinolaringológica ou por vírus respiratórios. Quando o agente patogênico (bactéria ou vírus) chega aos pulmões, o organismo se defende: o resultado é uma inflamação local que resulta na destruição progressiva dos tecidos pulmonares e na alteração das trocas gasosas nos pulmões.

Ademais, a pneumonia é uma doença que pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em idosos. A patologia ocorre mais no inverno (porque os patógenos são mais virulentos e tendemos a evoluir em sistema fechado) e afeta principalmente pacientes imunocomprometidos (por exemplo: em quimioterapia ou tratamento imunossupressor). Também estão em risco: pacientes que sofrem de uma doença respiratória crônica (DPOC, bronquite crônica, insuficiência respiratória, etc.) ou câncer.

Quais os sintomas de pneumonia?

  • Aumento súbito da febre até 41 ºC (106 ºF) e calafrios intensos;
  • Falta de ar, respiração rápida e pulso;
  • Tosse. No início, a tosse é seca. Depois de alguns dias, torna-se gordurosa e acompanhada de secreções amareladas ou esverdeadas, às vezes estriadas de sangue;
  • Dor no peito que se intensifica durante a tosse e inspirações profundas;
  • Deterioração do estado geral (fadiga, perda de apetite);
  • Dor muscular;
  • Dores de cabeça;
  • Chiado no peito.

Certos sinais graves devem levar à hospitalização imediata:

  • Consciência alterada;
  • Pulso muito rápido (maior que 120 batimentos por minuto) ou frequência respiratória maior que 30 respirações por minuto;
  • Temperatura acima de 40°C (104°F) ou abaixo de 35°C (95°F).

Veja também: No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Pneumologista faz alerta aos jovens

Pneumonias atípicas

Quais os sintomas de pneumonia
Quais os sintomas de pneumonia – Imagem: Canva Pro

 

As pneumonias “atípicas” são mais enganosas porque seus sintomas são menos específicos. Eles podem se manifestar por dores de cabeça, distúrbios digestivos ou dores nas articulações. A tosse está presente em 80% dos casos, mas em apenas 60% dos casos, acomete os idosos.

Sinais de alerta e sintomas de pneumonia atípica

A pneumonia, seja viral ou bacteriana, pode causar os seguintes sintomas:

  • Tosse: pode ser oleosa ou seca,
  • Febre: bastante alta, acima de 38-39°C,
  • Possivelmente: falta de ar que muitas vezes é constante (entenda: não só com esforço),
  • Possivelmente: dores no peito bastante intensas, semelhantes a “esfaqueamento”. Correspondem a danos na pleura, a membrana que envolve os pulmões.

Tratamento

Os tratamentos das pneumonias em geral requerem uso de antibióticos e medicações para controlar a temperatura alta, ou seja, a febre. Já existem algumas vacinas gratuitas contra vírus de gripes e pessoas com doenças pulmonares crônicas devem se informar para recebê-las de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

Veja também: Citomegalovírus: cuidados com a doença, como ocorre a transmissão, o que é, quais sintomas e como detectar

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!
Google news
Siga-nos no Google News!

O QUE É PNEUMONIA? QUAIS SUAS CAUSAS E SINTOMAS?

Confira mais informações com o pneumologista André Apanavicius. (CRM: 111998) sobre a Pneumonia.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 200