10 passos importantes para ter uma alimentação saudável de verdade

Confira as principais dicas para poder ter uma boa alimentação para sua saúde

Atualmente, a busca por hábitos mais saudáveis tem aumentado cada vez mais. Dentro desses hábitos, um dos maiores focos é a alimentação, que tem sido gravemente prejudicada pela nossa rotina. É apenas através de uma alimentação saudável que o nosso corpo consegue funcionar corretamente. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar 10 passos importantes para ter uma alimentação saudável de verdade.

Conforme fora dito, as pessoas têm procurado melhorar a sua alimentação cada vez mais, justamente para compensar os hábitos modernos que prejudicam nossa saúde. Entretanto, com a expansão do conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis, surgem algumas práticas que não são tão confiáveis. Por isso é essencial conhecer os principais cuidados com a alimentação, e priorizar a qualidade de vida e saúde no processo.

10 principais passos para uma alimentação saudável

A seguir, você irá conferir uma série de dicas e cuidados a serem seguidos para garantir uma alimentação saudável. Porém, o importante não é apenas seguir essas indicações, mas também procurar a orientação de um nutricionista ou profissional especializado. Assim, é possível tirar proveito dessas dicas e obter todo o conhecimento necessário para que você possa ter uma alimentação saudável e bem-estar.

Priorize os alimentos naturais

Um dos grandes problemas da nossa alimentação hoje são os alimentos industrializados, processados e embutidos. Mesmo sendo ‘práticos e os mais baratos’, eles podem causar pressão alta e outros problemas graves de saúde. Logo, é importante sempre tentar optar por alimentos que sejam naturais, como vegetais, frutas e legumes.

Atenção com a montagem de pratos

Ao fazer sua refeição, é importante que o seu prato esteja equilibrado entre uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína, salada, e legumes e verduras. Se possível, dê preferência por alimentos integrais, visto que eles são ricos em fibras e oferecem diversos benefícios para a saúde.

Receba nosso conteúdo grátis em seu WhatsApp, entre em nosso grupo: Clique Aqui

Mastigação é essencial para uma alimentação saudável

De antemão, a mastigação dos alimentos é a primeira etapa para a digestão deles. Logo, é muito importante que você mastigue bem a comida antes de engolir, pois assim é possível garantir uma boa digestão e aproveitamento do alimento e de seus nutrientes.

Evite beber durante as suas refeições

Por incrível que pareça, a ingestão de líquidos durante as refeições, independentemente de quais sejam, pode atrapalhar o processo de digestão e fazer mal para a saúde. Portanto, se for beber algo no almoço ou janta, faça isso apenas depois de comer.

Uma alimentação saudável requer 3 grandes refeições

A princípio, você provavelmente já possui esse costume, mas é importante salientar uma alimentação saudável precisa ser composta por café da manhã, almoço e jantar. Entre essas refeições, você pode incluir lanches caso seja necessário, mas apenas se eles foram leves e saudáveis.

Não pule refeições e nem deixe de se alimentar

Muitos buscam uma alimentação saudável no intuito de emagrecer, e por isso pensam que, ao deixar de comer ou pular alguma das refeições, o emagrecimento é maior. Contudo, essa prática não é nada saudável, visto que ela faz com que nosso organismo fique carente dos nutrientes que ele necessita para funcionar corretamente.

Hidratação é indispensável para uma alimentação saudável

Assim como os alimentos, a água é um elemento essencial para a nossa saúde e manutenção do nosso corpo. Através dela, mantemos nosso organismo hidratada, além dela ajudar na digestão e transporte de nutrientes.

Cuidado com o consumo de açúcar

Sem dúvidas, o açúcar está presente em grande parte dos alimentos que comemos, especialmente em doces. Porém, o consumo excessivo deles pode gerar problemas graves a saúde, sendo então uma contraindicação para uma alimentação saudável.

Tenha seu sono sempre garantido e em dia

À primeira vista, pode parecer estranho pensar em uma relação entre dormir e manter uma boa alimentação. Porém, sem um sono bem regulado, nosso corpo não é capaz de cumprir corretamente diversas tarefas essenciais, as quais podem estar relacionadas com a nossa digestão e nutrição.

Procure praticar exercícios regularmente

O objetivo de uma alimentação saudável é garantir uma saúde de qualidade para o nosso corpo. Contudo, isso não é possível apenas através da alimentação. Ela deve estar sempre conciliada com a prática regular de exercícios físicos.

Leia mais: 5 dicas e hábitos simples que vão te ajudar a emagrecer em pouco tempo

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação