Conheça as 10 frutas com maior teor de agrotóxico e evite o consumo

Substâncias podem causar prejuízos à saúde

Quais são as frutas com maior teor de agrotóxico? Essa pergunta é relevante especialmente porque o uso de pesticidas na produção de alimentos, no Brasil, é bastante comum. Não por acaso, uma pesquisa da Unearthed aponta que o país lidera o uso de produtos considerados altamente perigosos na agricultura. Por isso, ficar de olho no que se coloca no prato é importante. Especialmente porque em muitas vezes esses produtos tóxicos não se restringem à superfície dos alimentos, penetrando-os e alterando sua composição. Por isso, conheça no SaúdeLab as 10 frutas que possuem maior taxa de pesticidas.

Frutas e Agrotóxicos

As frutas são essenciais na alimentação humana. Elas são fontes de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, bem como ajudam na hidratação e trazem fibras e minerais. Contudo, será que elas estão realmente trabalhando em favor da sua saúde? Afinal, algumas delas podem esconder o excesso de agrotóxicos, os quais são não visíveis a olho nu. Por isso, conhecer quais são as frutas com maior teor de agrotóxico é importante para fazer as melhores escolhas de alimentação, bem como as substituições necessárias.

10 frutas com maior teor de agrotóxicos

Veja quais são elas:

  • Morango;
  • Pera
  • Uva;
  • Maçã;
  • Tomate;
  • Mamão papaia;
  • Cereja;
  • Nectarina;
  • Pêssego;
  • Goiaba.

Contudo, cuidado! Isso não significa que você deva deixar essas frutas de lado. Afinal, todas elas contam com importantes elementos para a saúde. Mas como mantê-las no prato sem correr os riscos de intoxicação? É isso que você confere abaixo. Veja algumas dicas e saiba o que fazer para manter uma alimentação saudável.

Qual o melhor horário para comer frutas ricas em carboidratos?
Frutas com maior teor de agrotóxicos. Foto: Pixabay

Como evitar excesso de agrotóxicos no prato?

Primeiramente, é necessário ressaltar que o uso de pesticidas ocorre na produção da grande maioria dos alimentos. Entretanto, o problema se revela em três frentes:

  • Excesso de agrotóxicos;
  • Uso de agrotóxicos proibidos;
  • Aplicação de produtos com liberação, mas com carência de estudos e testes.

Além disso, a combinação de agrotóxicos nas frutas também é um problema. Para se ter noção estudos do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos concluíram que amostras de morango apresentavam mais de 20 tipos de pesticidas.

Outro ponto importante é que ainda faltam estudos conclusivos sobre a ação dos agrotóxicos no organismo. Isso, então, atrapalha na busca pela proibição de alguns produtos que podem ser nocivos.

Veja, abaixo, algumas dicas de soluções para driblar os pesticidas sem precisar abrir mão de alimentos naturais de sua preferência!

Leia também: Excesso de ÁCIDO ÚRICO? Veja 8 frutas que ajudam no controle da Gota

1 – Dê preferência aos orgânicos

Primeiramente, uma boa solução é dar preferência aos orgânicos, que são alimentos produzidos sem o uso de pesticidas. Todavia, sabemos que nem sempre o preço deles cabe no bolso.

Nesse caso, busque se informar sobre feiras livres feitas pelos próprios produtores familiares rurais que seguem este tipo de produção.

2 – Evite comer frutas com maior teor de agrotóxico com a casca

Prefira comer as frutas que possam ser descascadas sem a casca. Afinal, é ali que se concentra a maior parte dos agrotóxicos utilizados na produção.

3 – Lave muito bem as frutas com maior teor de agrotóxico antes de comê-las

Quando não for possível descascá-las, lembre-se de lavar muito bem as frutas para evitar o excesso de agrotóxicos. Para isso, aposte em soluções com água sanitária e semelhantes. Mas lembre-se de enxaguar muito bem antes de comer!

4 – Dê preferência para alimentos próprios de cada estação

Por fim, para evitar frutas com maior teor de agrotóxico busque dar preferência, nas compras, aos alimentos da estação. Eles não apenas possuem menor teor de pesticidas, mas também contam com mais nutrientes.

Continue a leitura: Conheça 05 frutas que podem ser congeladas sem perder nutrientes

Grupo do Whatsapp
Acesse nosso Grupo do Whatsapp!

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação