Book Appointment Now
Qual a proporção de água sanitária para higienizar verduras?
O consumo de legumes e verduras é extremamente alto entre as pessoas, visto que estes alimentos são mais saudáveis e têm o potencial de integrar pratos muito saborosos. Porém, por mais que muitos consumam, as pessoas costumam cometer alguns erros no momento de higienizar, especialmente ao utilizar água sanitária. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a proporção de água sanitária para higienizar verduras corretamente.
A princípio pode parecer estranho, mas de fato a água sanitária, que é um produto utilizado em diversos tipos de limpeza, também pode ser usado para higienizar verduras. Contudo, justamente pro ser um produto químico forte e de aplicações diversas, existe uma forma correta de usar ela para limpar alimentos.
Utilizando a água sanitária corretamente
De antemão, a água sanitária é diluída em água, e assim cria-se uma mistura com o potencial de eliminar os microrganismos presentes na superfície das verduras. Contudo, esse produto exerce essa função por conta de sua composição, que além de eliminar os microrganismos, infelizmente é tóxico para nossa saúde. Portanto, é preciso ter o cuidados certos ao usar ela para higienizar verduras e outros alimentos.
Primeiramente, é necessário se atentar a quantidade de água sanitária utilizada. Geralmente, para cada litro de água, é utilizada uma ou duas colheres de sopa do produto. Com essa mistura em recipiente, as verduras podem ser depositadas nele, onde ficarão de molho por cerca de 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, eles precisam ser retirados e muito bem enxaguados em água corrente, para remover o produto do alimento antes do consumo.
Cuidados antes de usar a água sanitária
De fato, a água sanitária por si só já apresenta um grande potencial na eliminação de microrganismos. Porém, para higienizar verduras com maior eficiência, é preciso lavar elas antes de aplicar a água sanitária, como forma de complementar o processo de limpeza ao todo.
Essa lavagem geralmente é feita com água corrente e detergente ou sabão. A princípio, o detergente oferece mais eficiência na limpeza, porém ele é capaz de penetrar mais no alimento que o sabão. Ou seja, se for utilizá-lo, tome cuidados similares aos da água sanitária.
Outras dicas para higienizar verduras
Ainda em relação a lavagem anterior ao uso de água sanitária, é importante lembrar que quando se trata de verduras de folha, o processo é feito individualmente. Ademais, se você escolher esfregar a verdura, o que não é totalmente necessário, utilize uma bucha de cozinha comum limpa, que não tenha sido utilizada anteriormente.
A princípio, usar outro tipo de alvejante juntamente com a água sanitária pode soar como uma boa ideia. Porém apenas a água sanitária já realiza o trabalho com os alimentos. Ou seja, a adição do alvejante só aumenta os riscos, sem beneficiar a limpeza. Por fim, se você tiver uma preocupação em relação a essa toxicidade, você pode utilizar vinagre ou bicarbonato de sódio no processo, porém eles são mais caros e menos eficientes respectivamente.