Qual laranja tem mais vitamina C? Essa é sua chance para aumentar a imunidade

Não é novidade para ninguém que a laranja é uma rica fonte de vitamina C, que oferece um grande potencial antioxidante para o nosso organismo. Entretanto, existem várias espécies da fruta, que oferecem benefícios diversos para a saúde. Assim, você conhece todas elas? Sabe qual tipo contém mais vitamina C? Confira hoje no SaúdeLab!

No Brasil, existem muitas variantes dessa fruta, das quais as mais comuns são: laranja-pera, laranja-lima, laranja-da-terra, laranja-natal , laranja Hamlin e laranja-baía. Veja agora os benefícios que todas elas têm em comum e saiba quais são as suas principais diferenças em relação ao fornecimento de vitamina C.

Conheça os benefícios da laranja para a sua saúde

Em geral, todas as variantes da laranja possuem benefícios em comum. Dentre eles, é comum citar o rico potencial em vitamina C, ainda que, em cada uma delas, esse nível seja diferente. Assim, os antioxidantes presentes em sua composição são responsáveis por fortalecerem o sistema imunológico do corpo, combatendo os radicais livres e certos tipos de câncer.

Entretanto, os benefícios da fruta vão muito além. Nesse sentido, ela possui um alto teor de flavonoides, que têm efeito anti-inflamatório no organismo e reduzem os riscos de AVC. Além disso, por conter uma grande carga alcalina, ela também diminuí os níveis de ácido úrico no sangue, o que ajuda a controlar infecções urinárias e pedras nos rins.

Ainda, por conter ácido fólico e fibras, a fruta auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como asma e rinite e regula o intestino. Porém, qual das variantes da laranja oferece uma taxa mais alta de vitamina C? Confira!

laranja
Veja qual espécie possui mais vitamina C. Fonte: Canva.

As diferentes espécies consumidas no Brasil

Laranja-pera

Ela é a mais comum em feiras e hortifruttis. Assim, com tamanho pequeno e corpo alongado, possuindo a casca mais esverdeada e lisa. Ademais, é muito utilizada para o preparo de sucos e tira-gostos. Cada unidade possui cerca de 53,7mg de vitamina C.

Laranja-lima

E a lima, você conhece? Essa variedade é maior e mais adocicada, sendo muito apreciada por crianças. Possui a casca lisa e sua coloração varia entre o amarelo e o alaranjado. Porém, é uma das variantes que menos contém vitamina C, contando com cerca de 43,5mg da substância por unidade.

Laranja-da-terra

Essa variante possui uma casca mais grosseira, enrugada, semelhante a uma tangerina. É muito popular no Brasil, e seu sabor é levemente amargo. Assim, ela é muito utilizada para a fabricação de doces e compotas. Possui 44,3mg de vitamina C por unidade.

Laranja-natal

Amarela e de formato oval, ela é uma das variantes mais adocicadas. Infelizmente, porém, seu nível de vitamina C é o mais baixo de todos, cerca de 42,6mg por unidade.

Laranjas Hamlin

A espécie Hamlin é uma variedade de inverno, de casca bem fina e lisa, e com quase nada de açúcar. Assim, seu sabor é bem ácido e sua taxa de vitamina C é consideravelmente alta, cerca de 45mg.

Laranja-baía

Eis a vencedora da disputa! Conhecida também como baianinha, essa variedade possui cor alaranjada e casca grossa, com um buraco semelhante a um “umbigo” em uma de suas extremidades. Seu sabor característico é uma mistura entre o ácido e o adocicado. Por fim, ela possui a maior taxa de vitamina C dentre todas, de cerca de 56,9mg por unidade.

De toda forma, para obter os benefícios de cada uma dessas espécies de laranja, basta consumir 1 unidade ou 150ml do suco por dia. Aproveite as opções da fruta e deixe sua imunidade fortalecida no dia a dia.

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60