Qual o melhor magnésio para o intestino? Entenda a relação entre eles

Qual o melhor magnésio para o intestino? De antemão, o magnésio é um dos minerais mais importantes para a saúde do nosso organismo. Mas algo que poucas pessoas sabem é que existem diferentes tipos de magnésio disponíveis para o consumo, e os efeitos deles nem sempre são os mesmos.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra qual o melhor magnésio para o intestino e entenda a relação entre eles.

O funcionamento e saúde do nosso intestino depende quase que inteiramente do que consumimos no dia a dia. Ou seja, ele é um órgão que precisa de um bom fornecimento de nutrientes para exercer suas atividades de maneira eficiente e saudável.

Um dos nutrientes que atuam sob o órgão é justamente o magnésio. Por isso vale a pena entender porque isso ocorre, qual magnésio é mais proveitoso nesse aspecto.

Qual o melhor magnésio para o intestino?

A princípio, o magnésio é comumente associado com a nossa saúde cardiovascular, óssea e até mesmo nervosa. Mas dependendo do tipo de magnésio que consumimos, ele também acaba sendo extremamente proveitoso para o intestino e sistema digestivo como um todo.

No caso, acredita-se que o qual o melhor magnésio para o intestino é o magnésio dimalato, que inclusive já é bastante popular.

Em suma, o magnésio dimalato beneficia o intestino de duas principais formas. A primeira delas é melhorando os movimentos do intestino, o que por sua vez favorece a evacuação e combate a prisão de ventre. E a segunda é que o magnésio dimalato ajuda a manter a microbiota intestinal, que é importantíssima para a digestão.

Ademais, acredita-se que esse seja o qual o melhor magnésio para o intestino pois também é o com menos riscos para o órgão.

Outros tipos de magnésio e seus efeitos

  • Magnésio treonato: ajuda a promover a saúde dos neurônios e sistema nervoso como um todo. Através dele, é possível melhorar consideravelmente a nossa capacidade de concentração e memória, prevenir doenças relacionados aos mesmos, favorecer a qualidade do sono.
  • Cloreto de magnésio: assim como o magnésio dimalato, o cloreto de magnésio também é um aliado do intestino. Porém sua função se restringe, basicamente, em favorecer o trânsito intestinal.
  • Aspartato de magnésio: comumente empregado para corrigir deficiências magnésio, o aspartato de magnésio é de fácil absorção e melhora o desempenho físico e dos músculos do coração.
  • Óxido de magnésio: uma excelente opção para combater dores no estômago, especialmente as causadas pelo excesso de acidez no órgão, pois o óxido de magnésio atua como um tipo de antiácido.

O consumo de todo tipo de magnésio deve ser feito com cuidado

Enfim, sabendo qual o melhor magnésio para o intestino e conhecendo alguns outros tipos desse mineral, fica claro o quão importante ele é para a nossa saúde. Mas não podemos deixar de dizer que o consumo do magnésio requer atenção.

Enquanto o magnésio dimalato e cloreto de magnésio são bons para o intestino, por exemplo, o óxido de magnésio é problemático para a absorção do órgão. Sendo assim, procure um nutricionista ou médico da área para saber se você realmente necessita de magnésio e, caso esse seja o seu caso, qual o melhor tipo para o seu organismo.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915