Qual o tempo para a tatuagem cicatrizar totalmente? Confira agora!

Dependendo do local e da habilidade do tatuador esse tempo pode ser maior que o necessário

Sem dúvidas, as tatuagens têm ganho bastante popularidade com o passar do tempo. Os estúdios têm sido cada vez mais procurados e visitados, e com isso surge uma necessidade maior de manter as pessoas informadas sobre os principais cuidados. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira qual o tempo para a tatuagem cicatrizar totalmente e quais são os cuidados mais essenciais.

À primeira vista, a tatuagem pode parecer um processo simples, e que a cicatrização é como qualquer outra. Porém a realidade é bem diferente, visto que a região onde a tatuagem é feita precisa de uma atenção muito especial. A pele é uma parte bastante sensível do nosso corpo, e dada a forma em que a tatuagem é feita e as ferramentas que são utilizadas, o cuidado com a cicatrização passa a ser essencial.

Importância da cicatrização

A cicatrização é um processo natural do corpo quando acontece qualquer ferimento na pele. Seja ele pequeno ou grande, ou mesmo um simples aranhão, as defesas do organismo entram em ação para recuperar o ferimento e evitar infecções. Com a tatuagem não é diferente, vez que ela é feita através com uma agulha carregada com tinta. Com ela, é possível fazer com que a tinta penetre na pele e seja inserida entre suas camadas.

Dependendo do local e do profissional que faz a tatuagem a pessoa pode ficar expostas à riscos de contaminação e esse grande machucado terá dificuldades de uma boa cicatrização. Dessa maneira a pele pode infeccionar, resultando em problemas graves para a saúde, e a tatuagem pode ter sua qualidade ou integridade perdidas.

Qual o tempo para a tatuagem cicatrizar?

De antemão, assim como uma cicatrização comum, a cicatrização da tatuagem possui alguns estágios. Os primeiros dias, por exemplo, são os momentos nos quais a região está mais sensível e exposta, onde o processo de cicatrização está bem no início. Durante essa fase inicial, os cuidados são muito críticos para que não haja complicações como as citadas anteriormente.

Com o passar do tempo, a tatuagem vai descascando, começando pela formação de uma casca bem fina de pele, como se fosse uma queimadura por Sol. Dessa forma, a cicatrização vai se livrando da camada de pele superficial, que foi mais agredida pela agulha, deixando mais amostra a camada onde a tinta foi depositada. Geralmente, o tempo para a tatuagem cicatrizar é de 15 a 20 dias, porém pode variar de acordo com a tatuagem e cuidados.

Principais indicações e contraindicações

Tendo em mente a importância da cicatrização, é necessário conhecer os cuidados necessários para que ela ocorra de maneira segura. Nos primeiros dias, é importante lavar o local delicadamente com sabonete líquido, secar com cuidado, e aplicar uma pomada cicatrizante. Com o passar do tempo, as higienizações podem ser mais moderadas, e a pomada pode ser aplicada com menor frequência.

Por fim, também existem hábitos que podem atrapalhar a cicatrização e, portanto, precisam ser evitados. A exposição ao sol, por exemplo, pode prejudicar a tatuagem. O mesmo vale para o contato com a água de piscinas, que também pode levar a infecções. Dependendo da região, também é necessário evitar a prática de alguns exercícios físicos, visto que eles deformam a pele e, consequentemente, podem desconfigurar a tatuagem.

Leia mais: Vai fazer uma tatuagem nova? Você precisa saber dos cuidados essenciais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação