Quanto tempo dura conjuntivite? Entenda mais essa condição oftalmológica

A conjuntivite é uma doença inflamatória que pode ser causada por vários fatores.

Você sabe quanto tempo dura conjuntivite? Se a resposta foi não, continue lendo esse texto, pois o SaúdeLab separou as melhores informações sobre essa doença, para que você não fique em dúvida. Confira, a seguir.

Quanto tempo dura a conjuntivite?

Antes de mais nada, saiba que a conjuntivite é uma doença inflamatória que pode ser causada por vários fatores, entre eles os vírus muito comuns durante o verão. Dessa forma, a membrana que reveste o olho acaba ficando inflamada.

De modo geral, essa inflamação pode acabar atingindo os dois olhos, de modo que dura em torno de 15 dias, mas pode variar de pessoa para pessoa. Logo, pode ser que dure apenas uma semana em algumas pessoas e em outras possa passar de 15 dias.

Vale lembrar que a doença precisa de acompanhamento médico para evitar complicações que podem, inclusive, levar a cegueira.

O que ajuda a curar a conjuntivite?

Agora que você já sabe quanto tempo dura a conjuntivite, descubra o que ajuda a curar essa inflamação. Dessa maneira, é recomendado que você lave o olho com soro fisiológico gelado e faça compressas geladas sobre as pálpebras, isso para diminuir a inflamação e esfriar a região.

Vale ressaltar que não é indicado aplicar colírio sem recomendação médica, pois pode acabar piorando a situação.

Veja também: Tungíase ou Bicho de Pé: saiba as causas, como tirar e as complicações da doença

Quando a conjuntivite apresenta melhoras?

Quanto tempo dura a conjuntivite
Quanto tempo dura a conjuntivite – Imagem: Canva Pro

A conjuntivite quando não está em seu estágio crônico costuma apresentar melhoras em torno de 7 dias. Mas, como diante acima, pode variar de acordo com cada pessoa. Logo, nas crianças e idosos, devido terem o sistema imunológico mais baixo, apresenta melhoras depois do 10ª dia.

Posso sair de casa estando com conjuntivite?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, até mesmo entre as que não estão com a doença. A verdade é que você pode sim sair de caso, afinal a transmissão da conjuntivite não ocorre por meio do ar, mas sim das secreções/muco. Logo, se você sair, evite cumprimentar as pessoas e encostar as mãos nos olhos.

Leia também: Saúde ocular: a importância da visita frequente ao oftalmologista

Como saber se já sarou?

Para saber se a conjuntivite já sarou, você não estará com os olhos inchados, vermelhos e lacrimejando. Além disso, a coceira vai ter passado e não haverá secreções, como também sensibilidade à luz.

Qual a diferença entre conjuntivite bacteriana e viral?

Embora as pessoas confundem esses dois tipos de conjuntivite, saiba que existem diferenças e são bem fáceis de notar. A conjuntivite bacteriana é caracterizada pelo surgimento de pus e muco nos olhos tendo um tom amarelado, enquanto que a viral o olho fica menos vermelho e há menos pus, além de melhorar mais rápido do que a bacteriana.

Sendo assim, agora que você já sabe todas essas informações, caso suspeite que está com conjuntivite, evite coçar os olhos e siga todas as dicas que foram apresentadas aqui.

Leia ainda: Compressa quente ou fria? Confira um guia completo para aprender de uma vez por todas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação