Quanto tempo dura pizza na geladeira? Veja como fazer para conservá-la

Quanto tempo dura pizza na geladeira? – Sem dúvidas, por ser uma porção bem grande, é muito comum haver sobras de pizza, ainda mais quando se trata de refeições com a família e amigos.

E quando há essas sobras, é muito importante saber mas sobre a conservação e a durabilidade da pizza para que não haja nenhum desperdícios. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba quanto tempo dura pizza na geladeira e veja como fazer para conservá-la.

De antemão, guardar as sobras das refeições é perfeito para poder aproveitar elas ao máximo, e facilitar o preparo de refeições futuras. O problema é que, para que isso seja possível, é necessário que as sobras permaneçam em um bom estado através de uma conservação correta.

E esta por sua vez varia muito de acordo com o tipo de alimento que estamos tentando preservar.

Quanto tempo dura pizza na geladeira?

Antes de mais nada, precisamos começar dizendo a durabilidade de uma pizza dentro da geladeira depende de diferentes fatores. Por exemplo, quanto mais simples for a pizza, de forma que ela apresente menos ingredientes e menos molho, maior será a sua durabilidade.

Mas se os seus ingredientes forem numerosos, naturais e mais perecíveis, ela pode acabar durando por menos tempo.

Sob o mesmo ponto de vista, outro ponto importante é a procedência da pizza. Se estamos falando de uma pizza mais caseira, a durabilidade tende a ser menor dada a qualidade dos produtos.

Mas pizzas que são mais industrializadas, como as congeladas, por apresentarem conservantes e outros aditivos, irão durar mais tempo. Dito isso, a média de quanto tempo dura pizza na geladeira costuma ser de 4 dias.

Passo a passo para armazenar a pizza corretamente

  1. Primeiramente, o primeiro cuidado para conservar bem a pizza é guardá-la o quanto antes. Portanto esse passo a passo deve ser seguido no instante que você decidir não comer mais o resto da pizza.
  2. Dito isso, quando for armazenar a pizza, comece removendo ela da sua embalagem, caixa ou forma original. Isso porque elas geralmente terão muita umidade, o que irá prejudicar a conservação da pizza.
  3. Agora passe as sobras da pizza para um pote ou saco plástico com boa vedação. Caso sejam múltiplos pedaços, deixe cada um em recipientes separados, se possível.
  4. Se na etapa anterior você escolheu um pote plástico, cubra os pedaços de pizza com uma folha de papel toalha. Mas se você escolheu os sacos plásticos, enrole os pedaços em papel alumínio antes de armazenar.
  5. Por fim, depois de ter embalado corretamente os restos, você já pode colocá-los na geladeira, de preferência em uma prateleira mais alta para não ter que se preocupar tanto com quanto tempo dura a pizza na geladeira.

A pizza também pode ir para o congelador, ou não é uma boa ideia?

Conforme fora dito na questão de quanto tempo dura pizza na geladeira, ela costuma durar 4 dias se for devidamente armazenada e conservada.

Entretanto, se você pretende consumir ela em um tempo mais distante, você pode optar sim por congelar a pizza.

A diferença é que, ao fazer isso, você estará trocando parte da textura e sabor original da pizza por uma durabilidade maior.

Quais pizzas estragam mais facilmente?

Existem cinco sabores de pizza que tendem a estragar com mais facilidade e requerem atenção especial para garantir sua qualidade.

Pizza de frutos do mar: As pizzas com frutos do mar, como camarões e mariscos, têm uma durabilidade limitada devido à rápida deterioração desses ingredientes. Recomenda-se consumi-las imediatamente ou, no máximo, no dia seguinte.

Pizza de presunto e cogumelos: O presunto pode soltar umidade e tornar a pizza úmida, enquanto os cogumelos são suscetíveis à proliferação de bactérias. Essa combinação requer cuidado extra e deve ser refrigerada adequadamente.

Pizza de ovo: Se você gosta de adicionar ovos à sua pizza, saiba que eles podem se deteriorar rapidamente. É melhor consumir essa pizza no mesmo dia da preparação.

Pizza com molho branco: As pizzas com molho branco tendem a estragar mais rápido do que as com molho de tomate, devido à base de creme ou queijo. É aconselhável refrigerá-las e consumi-las dentro de dois dias.

Pizza vegetariana com abobrinha e berinjela: A abobrinha e a berinjela têm alto teor de água, o que pode tornar a pizza encharcada. Consuma-as frescas ou, se precisar guardar, coloque na geladeira e aqueça antes de comer.

Para prolongar a durabilidade de qualquer pizza caseira, é fundamental armazená-la corretamente na geladeira, preferencialmente em recipientes herméticos, para evitar a proliferação de bactérias. Ao reaquecer, certifique-se de fazê-lo a uma temperatura segura para consumo.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação