Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Queda de cabelos: entenda o que você está fazendo de errado

A queda de cabelos é sempre um pesadelo, seja por medo da calvície ou pelo incômodo dos fios pela casa. Entenda o que você está fazendo de errado com as dicas da Dra. Flávia Maklouf,  especialista em Dermatologia, Homotoxicologia, Ortomolecular, Medicina Quântica e Florais em entrevista exclusiva para o Saúdelab.

Dra. Flávia Maklouf aponta o stress como causa de queda de cabelos (Imagem: Divulgação)
Dra. Flávia Maklouf aponta o stress como causa de queda de cabelos (Imagem: Divulgação)

Causas da queda de cabelos

As causas de queda de cabelo mais comuns são causadas pela gravidez, menopausa, doenças sistêmicas (que podem ser genéticas) ou pode se tratar de uma queda normal, quando os fios caem para novos nascerem, “por isso indico que um médico especialista seja consultado para orientar, identificar e tratar as causas diretas ou indiretas, nas diferentes fases da vida”, orienta Dra. Flávia.

Outros fatores envolvidos, além do estresse, e que também irão alterar o metabolismo natural do corpo, deixando-o mais ácido e menos saudável são: a falta de descanso, sono sem qualidade, alterações hormonais normais ou não, sedentarismo, falta de lazer, pouca ingestão de água e má alimentação.

“Todos esses descuidados irão levar a carências vitamínicas, crescimento de parasitas, intoxicação com metais pesados e as intolerâncias alimentares, que também são responsáveis pelas alergias, má digestão, unhas frágeis e queda de cabelo”, segundo a especialista.

Inclusive, o cabelo, atualmente nos serve como um marcador de saúde de todo o corpo. “De acordo com o local e tipo de rarefação de pelo no couro cabeludo podemos ter uma pista do órgão do corpo que pode estar necessitando de mais atenção e consumindo mais nutrientes”.

Os cabelos, a pele e as unhas fazem parte do sistema tegumentar, ou seja, se originam do mesmo tecido embrionário chamado ectoderma e que irá revestir todo o nosso corpo. O sistema nervoso também tem a mesma origem e, por isso, o estresse está tão envolvido nas principais causas base de quase todas as doenças.

Atenção nas dicas para cuidar bem do cabelo (Imagem: Moose)
Atenção nas dicas para cuidar bem do cabelo (Imagem: Moose)

Dicas e cuidados com os cabelos

  • Alguns cuidados que devemos ter em relação aos fios e ao couro cabeludo são, segundo a dermatologista:
  • E evitar penteados e tratamentos que tracionem (puxem) demais o cabelo.
  • Lavar e escovar os cabelos, gentilmente, com escovas e pentes apropriados.
  • Evitar tratamentos químicos que irão acabar por queimar e agredir o couro, levando a queda maciça dos fios ou até mesmo provocar lesões descamativas, com a psoríase, por exemplo.
  • Evitar água e secadores muito quentes, tanto na raiz, como no próprio fio.
  • Usar produtos que sejam de acordo com o tipo de couro cabeludo e seus fios, preferindo os menos agressivos e tóxicos como os sem parabenos, sulfitos e sulfatos.
  • Lavar os fios no mínimo três vezes por semana, retirando o excesso de oleosidade do couro cabeludo.
  • A oleosidade também é responsável pela queda crônica. Cabelos opacos e com muito frizz ou arrepiados podem ser sugestivos de acidez no sangue, ou que algo em sua saúde não está muito bem.
  • Evitar de dormir com os cabelos molhados ou prendê-los e abafá-los com bonés enquanto ainda estão úmidos, pois aumenta a oleosidade e também aumenta a caspa, com ela a proliferação de fungos e bactérias.

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.