Quem não pode tomar chá verde? Entenda melhor suas contraindicações

Apesar de ser um dos chás mais populares, nem sempre o chá verde é uma boa escolha

Sem dúvidas, o chá verde está entre os chás mais consumidos e populares do mundo. Ele não só é saboroso como também oferece muitos benefícios para a saúde. Entretanto, ele precisa ser consumido  com um certos cuidado em alguns casos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar sobre quem não pode tomar chá verde, e se existe alguma contraindicação dele.

As ervas empregadas na produção de chás são, em sua grande maioria, riquíssimas em propriedades. É a partir dessa riqueza que eles conseguem beneficiar tanto o funcionamento do nosso organismo. Mas ao mesmo tempo, a variedade de nutrientes é tanta ela pode representar alguns riscos, dependendo das condições de saúde da pessoa e da forma com que ela consome o chá.

Benefícios do chá verde para a saúde

  • É antioxidante: compostos antioxidantes são comuns em frutas e vegetais, mas também podem estar presentes em ervas medicinais. Através deles, nosso corpo pode combater os radicais livres, que são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Reduz o colesterol: outra função importante dos antioxidantes é inibir a oxidação das gorduras do corpo, fenômeno que seria responsável por aumentar os níveis de colesterol.
  • Melhora a pressão arterial: alguns antioxidantes específicos no chá verde promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a saúde cardiovascular.
  • Aumenta o desempenho físico: por incrível que pareça, o consumo regular de chá verde melhora o gasto calórico do corpo, fornecendo mais energia para ele durante exercícios físicos.
  • Previne resfriados e gripes: por conter algumas propriedades antivirais e antimicrobianas, o chá verde acaba sendo um grande aliado na prevenção de doenças como as gripes e resfriados.

Leia mais: Chá Verde Emagrece: Mito ou Verdade?

E quem não pode tomar chá verde?

A princípio, existem contraindicações do chá verde que são comuns para quase todo tipo de chá. Por exemplo, quem não pode tomar chá verde são as crianças e mulheres gestantes ou lactantes. No caso, a contraindicação é mais uma medida de segurança do que uma contraindicação em si. Isso se dá pela sensibilidade da saúde que as mulheres grávidas e crianças possuem.

Por outro lado, existem de fato algumas condições de saúde que impedem o consumo do chá. Se a pessoa sofre de problemas renais, gástricos ou hepáticos, ela provavelmente não pode tomar chá verde. O mesmo vale para quem tem hipertensão ou níveis elevados de colesterol. Mas nesses casos, a contraindicação só se aplicada se a pessoa está sob o uso de algum medicamento para essas condições.

Moderação é muito importante para o consumo

Ainda em relação à quem não pode tomar chá verde e as contraindicações dele, existe uma regra que se aplica para todo mundo. Na verdade, ela também se aplica para basicamente todo chá, que é a moderação no consumo. Em grandes quantidades, o chá verde é capaz de causar sintomas bastante graves, como por exemplo:

  • Necrose
  • Insônia
  • Inflamações
  • Problemas hepáticos
  • Irritações estomacais
  • Redução da absorção de ferro
  • Problemas vesiculares

Dito isso, sempre que você for tomar chá verde, certifique-se de consumir entre 2 e 4 xícaras por dia. Mais do que isso, ele já pode representar alguns riscos para a saúde. Porém é sempre bom consultar um médico ou nutricionista antes para saber exatamente qual a quantidade correta para você.

Leia mais: Chá cremoso de amendoim: saiba como preparar essa versão pouco calórica

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação