Chá de capim cidreira abaixa a pressão? Entenda seus verdadeiros benefícios

Muitos alimentos e bebidas podem ser empregados para controlar a pressão arterial

Quem sofre de hipertensão tem de tomar muito cuidado com a alimentação e hábitos de vida. A longo prazo, uma pressão arterial elevada pode causar diversos danos no sistema cardiovascular. Por isso é bom saber o que de fato ajuda a diminuir a pressão dos vasos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se o chá de capim cidreira abaixa a pressão e conheça os seus benefícios.

A princípio, o capim cidreira é muito conhecido pelo seu cheiro e suas propriedades, podendo ser chamado também de capim limão. E o consumo dele através de chás oferece incontáveis benefícios para a saúde. Mas assim como todo tipo de erva, o capim cidreira também precisa ser consumido com cuidado. Caso contrário, a grande variedade de propriedades dele pode acabar se tornando um problema.

Principais benefícios do capim cidreira

  • Age como calmante: se você sofre com ansiedade, ou tem tido insônia durante a noite, o chá de capim cidreira pode ser um grande aliado da sua saúde. Ele age como um calmante e sedativo no nosso organismo, ajudando a melhorar a qualidade do sono e amenizar crises de ansiedade.
  • Reduz o colesterol: alguns compostos antioxidantes do capim cidreira, especificamente o geraniol e o limoneno, impedem a oxidação de gorduras, fenômeno que aumenta os níveis de colesterol.
  • Favorece o emagrecimento: quem busca perder peso pode tirar muito proveito dos chás, especialmente do de capim cidreira. Através de suas propriedades diuréticas, ele ajuda a eliminar líquidos excessivos do corpo.
  • Melhora o hálito: não só o odor e sabor do capim cidreira são bem marcantes, como a erva também é antisséptica e antibacteriana. Com isso, ele pode ser empregado para combater o mau-hálito.
  • Ameniza dores: por fim, o chá de capim cidreira é calmante e analgésico, ajudando a diminuir dores diversas, sejam elas musculares ou mais localizadas, como dores abdominais ou de cabeça.

Leia mais: Erva cidreira e capim cidreira: saiba como diferenciar essas ervas medicinais

E o chá de capim cidreira abaixa a pressão? 

Conforme fora dito, o capim cidreira é capaz de acalmar o corpo e favorecer e eliminação de líquidos. Esses dois mecanismos de ação são muito vantajosos para a redução da pressão arterial. No caso, o efeito calmante impede ela de se elevar em situações de estresse, enquanto a eliminação de líquidos diminui diretamente a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Então de fato o chá de capim cidreira abaixa a pressão.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale mencionar outros motivos pelos quais o chá de capim cidreira abaixa a pressão. Ele apresenta tanto compostos antioxidantes quanto anti-inflamatórios. Estes por sua vez promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e combatem inflamações nos mesmos. Sendo assim, o chá de capim cidreira abaixa a pressão de forma bem eficiente, sendo um aliado na hipertensão.

Outras opções de chás para a hipertensão

Para não ter que depender apenas do capim cidreira, vale a pena conhecer outras ervas que também são capazes de reduzir a pressão arterial. Obviamente que nenhuma delas deve substituir quaisquer tratamentos ou dietas para a hipertensão. De qualquer forma, variar nas opções de chás vai ajudar a reduzir a pressão arterial, e fornecer muitos outros benefícios para a saúde. Sendo assim, confira a seguir alguns outros chás para a pressão:

  • Hibisco
  • Camomila
  • Limão
  • Louro
  • Cavalinha
  • Valeriana
  • Alho

Leia mais: Quem não pode tomar chá de alecrim? Confira as suas contraindicações

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação