Quem não tem asma pode usar bombinha? Descubra se pode trazer algum malefício

A bombinha da asma é um medicamento de uso específico, sendo preciso ter cuidado

Já parou para pensar sobre como as bombinhas de asma funcionam? Quem sofre desse problemas muitas vezes precisa carregar a bombinha para todo lado. Entretanto, ela não deixa de ser um medicamento, o que levanta a dúvidas sobre possíveis alternativas para o uso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem não tem asma pode usar bombinha, ou se ela é perigosa no caso.

A princípio, a asma é o tipo de condição de saúde que costuma acompanhar a pessoa quase que a vida inteira. E conforme fora dito, dependendo do caso e da gravidade da asma, o uso de bombinha é muito frequente. Sendo assim, vale a pena conhecer um pouco sobre o que ela é, e como ela age no nosso organismo.

Por que a asma necessita da bombinha?

De maneira geral, um pessoa asmática é aquela que possui os brônquios comprometidos por um estreitamento. Os brônquios por sua vez são canais que levam o ar para os nosso pulmões. Consequentemente a asma dificulta essa passagem do ar e, consequentemente, a nossa respiração. Inclusive ela pode levar à inflamação dos brônquios, causando uma certa sensação de sufocamento e a segregação de muco.

E qual o papel da bombinha nisso tudo? Basicamente os compostos presentes nela são considerados corticoides ou broncodilatadores. Dessa forma, ao serem inalados, os nossos brônquios são estimulados e a falta de ar causada pela asma é amenizada. Como a asma pode causar crises respiratórias esporádicas, ficar longe da bobinha acaba sendo bastante perigoso para algumas pessoas.

Leia mais: Quais as causas da asma? O que piora as crises? Saiba tudo agora

E quem não tem asma pode usar bombinha?

Existem muitos medicamentos além da bombinha que são corticoides e broncodilatadores, e possuem uso para diversas doenças pulmonares. Ou seja, por mais que elas sejam muito associadas com a asma, a bombinha não é exclusiva para esse problema. Por exemplo, quem não tem asma pode usar bombinha para tratar a bronquite, outra condição de saúde que afeta a respiração.

Por outro lado, isso não significa que ela seja um medicamento versátil, ou que possa ser usada para qualquer problema respiratório. Muito pelo contrário, o uso da bombinha deve sempre ser feito sob a orientação e cuidados de um médico especializado. Ou seja, não há como dizer que quem não tem asma pode usar bombinha com segurança, dependendo do caso.

A bombinha sempre deve ser usada com cuidado

Sabendo que quem não tem asma pode usar bombinha apenas em casos específicos, fica claro que ela deve ser manuseada com cuidado. Porém o que nem todo mundo sabe é que os próprios asmáticos devem ficar atentos com o seu uso. Não só a bombinha causa efeitos colaterais, como irritação na garganta, tosse e similares, como é muito prejudicial em excesso. Isso se dá pelo fato dela ser um corticoide, e os medicamentos dessa categoria, quando em grandes quantidades leva à problemas como:

  • Glaucoma
  • Osteoporose
  • Catarata
  • Resistência a insulina
  • Aumento da pressão ocular

Leia mais: Água de coco com alho: conheça essa mistura benéfica para a saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação