Quem não tem asma pode usar bombinha? Descubra se pode trazer algum malefício

Já parou para pensar sobre como as bombinhas de asma funcionam? Quem sofre desse problemas muitas vezes precisa carregar a bombinha para todo lado. Entretanto, ela não deixa de ser um medicamento, o que levanta a dúvidas sobre possíveis alternativas para o uso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem não tem asma pode usar bombinha, ou se ela é perigosa no caso.

A princípio, a asma é o tipo de condição de saúde que costuma acompanhar a pessoa quase que a vida inteira. E conforme fora dito, dependendo do caso e da gravidade da asma, o uso de bombinha é muito frequente. Sendo assim, vale a pena conhecer um pouco sobre o que ela é, e como ela age no nosso organismo.

Por que a asma necessita da bombinha?

De maneira geral, um pessoa asmática é aquela que possui os brônquios comprometidos por um estreitamento. Os brônquios por sua vez são canais que levam o ar para os nosso pulmões. Consequentemente a asma dificulta essa passagem do ar e, consequentemente, a nossa respiração. Inclusive ela pode levar à inflamação dos brônquios, causando uma certa sensação de sufocamento e a segregação de muco.

E qual o papel da bombinha nisso tudo? Basicamente os compostos presentes nela são considerados corticoides ou broncodilatadores. Dessa forma, ao serem inalados, os nossos brônquios são estimulados e a falta de ar causada pela asma é amenizada. Como a asma pode causar crises respiratórias esporádicas, ficar longe da bobinha acaba sendo bastante perigoso para algumas pessoas.

Leia mais: Quais as causas da asma? O que piora as crises? Saiba tudo agora

E quem não tem asma pode usar bombinha?

Existem muitos medicamentos além da bombinha que são corticoides e broncodilatadores, e possuem uso para diversas doenças pulmonares. Ou seja, por mais que elas sejam muito associadas com a asma, a bombinha não é exclusiva para esse problema. Por exemplo, quem não tem asma pode usar bombinha para tratar a bronquite, outra condição de saúde que afeta a respiração.

Por outro lado, isso não significa que ela seja um medicamento versátil, ou que possa ser usada para qualquer problema respiratório. Muito pelo contrário, o uso da bombinha deve sempre ser feito sob a orientação e cuidados de um médico especializado. Ou seja, não há como dizer que quem não tem asma pode usar bombinha com segurança, dependendo do caso.

A bombinha sempre deve ser usada com cuidado

Sabendo que quem não tem asma pode usar bombinha apenas em casos específicos, fica claro que ela deve ser manuseada com cuidado. Porém o que nem todo mundo sabe é que os próprios asmáticos devem ficar atentos com o seu uso. Não só a bombinha causa efeitos colaterais, como irritação na garganta, tosse e similares, como é muito prejudicial em excesso. Isso se dá pelo fato dela ser um corticoide, e os medicamentos dessa categoria, quando em grandes quantidades leva à problemas como:

Leia mais: Água de coco com alho: conheça essa mistura benéfica para a saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915