Quem tem gastrite pode comer pão? Descubra se é uma boa ideia

A gastrite exige algumas mudanças na alimentação para que ela não se agrave

A princípio, por ser um problema que afeta o estômago e a digestão, é preciso mudar bastante a alimentação para que a gastrite não piore. Logo, quem sofre com ela deve conhecer quais alimentos são prejudicais e quais não são. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se quem tem gastrite pode comer pão, ou se ele não é uma boa opção de comida.

Sem dúvidas, o pão é um alimento bastante básico no dia a dia de muitas pessoas. Seja para o café da manhã ou da tarde, ele é sempre uma boa escolha. Contudo, o pão não é uma boa opção de comida do ponto de vista nutricional. Na realidade ele é considerado bastante prejudicial nesse aspecto. Sendo assim, quem sofre de gastrite precisa redobrar a atenção com ele.

Quem tem gastrite pode comer pão?

De antemão, a gastrite é um problema gástrico que ocorre quando a parede do nosso estômago fica inflamada. Com isso, ela acaba causando dores abdominais, enjoos, azia e outros sintomas similares. Todo alimento que for capaz de aumentar essa inflamação ou de irritar o estômago de alguma forma acaba piorando a condição. Por isso que frituras, doces, pimentas e alimentos industrializados no geral são contraindicados.

Conforme fora dito, o pão não é considerado um alimento saudável. Isso se dá pelo fato de que ele contém muitos carboidratos, que juntamente com seu índice glicêmico faz dele um grande perigo para a diabetes. Entretanto, quando em excesso, os carboidratos possuem um efeito inflamatório no nosso organismo. Consequentemente, não é possível dizer que quem tem gastrite pode comer pão sem riscos.

Veja mais: Quem tem gastrite pode comer ovo ou não? Entenda os riscos

E o pão integral? É uma boa alternativa?

Muito se fala sobre o quão melhor o pão integral é em relação ao pão branco comum com o qual estamos acostumados. Mas infelizmente ele não é tão superior assim. Ao comparar os dois, a principal diferença entre eles é que o pão integral possui uma quantidade maior de fibras. Isso realmente é vantajoso para o nosso organismo, mas não torna o pão integral um alimento saudável, e sim menos pior que o pão branco.

Por outro lado, quem tem gastrite pode comer pão integral com muito menos preocupação. As fibras presentes nele ajudam a diminuir a secreção do suco gástrico no estômago, o que pode ajudar a reduzir os sintomas da doença. Ou seja, por mais que ele não seja muito melhor que o pão branco no ponto de vista nutricional, o pão integral consegue ser bem menos prejudicial para a gastrite.

Quais alimentos são bons para gastrite?

Tendo em mente que quem tem gastrite pode comer pão integral, com moderação, por causa de suas fibras, o mesmo pode ser aplicado para outros alimentos do tipo. Ou seja, macarrão e outras massas integrais podem servir como excelente alternativas para esse problema.

Por fim, também é preciso mencionar que os alimentos naturais no geral são sempre bem vindos na dieta para a gastrite. Por serem nutritivos e leves, as frutas e vegetais precisam ser inclusos no dia a dia. Já em relação a carnes, dê preferência pelas brancas, como frango ou peixe, que costumam ter pouca gordura.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer o quê? Descubra um guia prático agora mesmo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação