Manga faz mal para diabetes? Qual a melhor forma de consumir

Certas frutas precisam ser incluídas na dieta de diabetes com algumas ressalvas

Poucas frutas são tão deliciosas quanto a manga, especialmente quando ela está bem madura e suculenta. Por ser um alimento natural, ela oferece diversos benefícios para a nossa saúde. Entretanto, será que a manga faz mal para diabetes, ou pode ser consumidas com segurança? Se você tem diabetes, venha com o SaúdeLab, entenda se é possível consumir ela de forma saudável, ou se a manga faz mal para diabetes de fato.

De antemão, quando se fala de alimentos saudáveis, é difícil não mencionar as frutas e vegetais. Eles são extremamente ricos em nutrientes importantes para o organismo, e com a manga não é diferente. Mas infelizmente existem condições de saúde, como a diabetes, que limitam o consumo de determinados alimento, até mesmo de alimento naturais como a própria manga.

Características gerais da manga

Conforme fora dito, a manga é uma fruta muito benéfica para a saúde, graças a sua grande quantidade e nutrientes. Por exemplo, ela contém uma boa quantidade de vitamina D, A e E. Ademais, a fruta também apresenta uma grande variedade de minerais. Dentre eles, é possível citar o magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco e fósforo. Com isso, fica claro que ela pode ter um impacto muito positivo para a saúde.

Por outro lado, a manga é uma fruta relativamente calórica. A maior parte dessas calorias se dá pela sua quantidade de carboidratos que ela contém, e pela glicose que ela oferece para o organismo. Porém vale salientar que ela ainda é fonte de fibras e antioxidantes, composto que pode fazer muita diferença na saúde e dieta de diabéticos.

Leia mais: Olha ela! Veja 10 benefícios da manga e consuma com moderação

A manga faz mal para diabetes ou não?

À primeira vista, por causa da sua quantidade significativa de carboidratos, seria possível dizer que a manga faz mal para diabetes. Afinal, os carboidratos são os principais responsáveis pela elevação da glicemia. Mas não há como chegar à essa conclusão sem levar em conta outros fatores.

Sob esse ponto de vista, as fibras e antioxidantes presentes na manga acabam sendo de grande ajuda. Ambos os compostos reduzem a absorção de glicose no organismo, prevenindo um aumento drástico da glicemia. Ou seja, se não fosse por eles, de fato poderíamos afirmar que a manga faz mal para diabetes.

Outra característica importante da manga para a diabetes é seu índice glicêmico, que é considerado baixo. Consequentemente, os carboidratos presentes nela levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos, o que por sua vez faz com que a glicemia demore para aumentar. Portanto, diabético pode sim comer manga, desde que com moderação e sem exageros.

A moderação é a chave para comer com segurança

De maneira geral, a manga faz mal para diabetes não porque isso é algo natural da fruta. Na realidade, a manga por si só é completamente inofensiva para pessoas diabéticas, e pode inclusive ser benéfica para a saúde em alguns aspectos. A questão é que, para ter um consumo seguro, é preciso que ele seja moderado. Ou seja, se você é diabético, não exagere na quantidade de manga que você consome no dia a dia.

Leia mais: Cenoura faz mal para diabetes? Entenda os limites do consumo seguro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação