Quem tem H. pylori pode comer macarrão? Entenda as restrições da doença

Saiba se o macarrão é uma boa escolha para quem tem gastrite associada com H. pylori ou não

Você já ouviu falar da H. pylori? Ela é uma bactérias que pode afetar consideravelmente a nossa saúde. Uma das complicações que ela traz consigo é que a alimentação precisa ser regulada para que a condição não se agrave, visto que há comidas que não fazem bem para ela. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, veja se quem tem H. pylori pode comer macarrão, e saiba o que comer e o que evitar.

A princípio, todos nós temos noção de que as bactérias podem ser causadoras de doenças graves. Não é a toa que existem tantos tipos de antibióticos para combater elas. Mas, dependendo de qual bactéria é, apenas a medicação não é necessária, e esse é justamente o caso da H. pylori. Ela requer cuidados na alimentação para ser devidamente combatida, e para que seus sintomas não piorem.

O que a H. pylori causa no organismo?

De antemão, a H. pylori costuma ser transmitida através do consumo de alimentos mal higienizados, ou de água contaminada pela bactéria. Uma vez no nosso organismo, a H. pylori permanece alojada no nosso estômago. Com isso, ela prejudica a proteção natural do órgão, aumenta o risco de úlceras e cânceres, e ainda leva à inflamações. A partir disso, a bactéria consegue causar sintomas como:

  • Enjoo
  • Queimação no estômago
  • Vômito
  • Dores abdominais
  • Anemia
  • Redução do apetite
  • Alterações nas fezes

Ao desenvolver algum desses sintomas, é preciso consultar um gastroenterologista. Geralmente, o diagnóstico oficial dessa condição é feito com biópsias ou endoscopias. Se ele for confirmado, o tratamento é feito com medicamentos como a amoxicilina e omeoprazol. Mas, conforme fora dito, a alimentação também é um ponto importante, e por isso é necessário questionar se quem tem H. pylori pode comer macarrão.

Leia mais: Uva faz mal para gastrite? Descubra os efeitos dessa fruta na saúde gástrica

Quem tem H. pylori pode comer macarrão?

Por ser uma massa a base de farinha de trigo e rico em carboidratos, o macarrão é digerido com muita facilidade para o estômago, sendo então não agressivo para essa condição de saúde. Logo, felizmente quem tem H. pylori pode comer macarrão sem problemas. Por esse mesmo motivo, outras massas, como os pães, também são bem inofensivos, assim como o arroz e amido de milho.

Por outro lado, quem tem H. pylori não pode comer macarrão se ele for integral. A grande diferença entre um alimento comum e sua versão integral é a presença de fibras. Esse nutriente levam mais tempo para serem digeridos, o que causa leva à azia e desconfortos em quem está com H. pylori. Portanto, o macarrão integral deve ser evitado, da mesma forma que o arroz e pães integrais.

Quais alimentos são bons e quais são ruins?

De maneira geral, todo tipo de alimento que favoreçam inflamações, causem irritações ou que são difíceis de digerir podem piorar a saúde do estômago afetado pela H. pylori. Com isso, alimentos remosos, que são ricos em açúcar, gorduras, óleos refinados ou sal são em sua grande maioria prejudiciais nesses casos. O mesmo vale para comidas que contém conservantes e outros químicos, ou substâncias ácidas e que provocam a produção de ácidos.

Agora, se o alimento é leve, fácil de digerir, e rico em nutrientes, especialmente anti-inflamatórios e probióticos, ele provavelmente é bom para a dieta da H. pylori. Sob esse ponto de vista, quem tem H. pylori pode comer macarrão, frutas, vegetais, carnes brancas, azeite de oliva, iogurte e similares. E ao mesmo tempo, precisa evitar fast-foods, carnes vermelhas, doces, carnes embutidas, refrigerantes e outros.

Leia mais: Mexerica solta o intestino? Você estava enganado esse tempo todo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação