Quem tem labirintite pode comer feijão? Entenda se ele piora os sintomas

Quem tem labirintite sabe o quão debilitante e incômoda ela pode ser, ainda mais se ela for recorrente. Entretanto, algo que não se fala muito é sobre a alimentação ideal para a labirintite. Com isso, surgem dúvidas como a de se quem tem labirintite pode comer feijão. Portanto o SaúdeLab vai responder se quem tem labirintite pode comer feijão, ou se ele pode piorar a condição.

De antemão, a alimentação influencia a nossa saúde das mais variadas formas. Praticamente todo órgão e sistema do nosso corpo pode ser afetado por ela, positivamente ou não. Mas o que poucas pessoas sabem é que, por incrível que pareça, a alimentação também pode afetar as estruturas do nosso ouvido interno. Por isso que quem sofre de labirintite precisa ter alguns cuidados com seus hábitos alimentares e dieta.

Características e sintomas da labirintite

A princípio, você provavelmente já sabe disso, mas o nosso ouvido possui diversos ossículos e estruturas importantes para a nossa audição. Uma delas é o labirinto, que apesar de também estar ligado à audição, exerce um papel imprescindível na nossa percepção e noção de equilíbrio do corpo.

Quando o labirinto é afetado por alguma inflamação, desenvolvemos a famosa labirintite. Ela também pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, e outras condições de saúde, mas geralmente os quadros costumam ser inflamatórios. Como o labirinto está associado ao equilíbrio, percepção de espaço e audição, os sintomas da labirintite costumam ser:

  • Náuseas
  • Tontura
  • Zumbido
  • Vertigem
  • Vômitos
  • Audição reduzida
  • Suor
  • Mudanças gastrointestinais

Veja também: Chá para labirintite: veja 5 opções poderosas para acabar com o mal-estar

De que forma os alimentos afetam a labirintite?

Antes de responder se quem tem labirintite pode comer feijão, vale entender como a alimentação pode afetar a labirintite de fato. Tendo em mente que ela é um problema inflamatório, todo tipo de alimento que possui ação inflamatória pode piorá-la. Esse costuma ser o caso dos alimentos ricos em açúcar, gorduras, sal e óleos refinados. Logo, doces, fast-foods, carnes processadas, cereais refinados, frituras e similares são prejudiciais para a labirintite.

Por outro lado, da mesma forma que existem alimentos inflamatórios, felizmente existem também aqueles que são anti-inflamatórios. Diversos nutrientes, como o ômega-3 e vitaminas, possuem essa ação no nosso organismo. Eles costumam ser encontrados em alimentos naturais, como frutas, vegetais, oleaginosas, sementes, ervas e até mesma na carne de peixe.

Mas então, quem tem labirintite pode comer feijão ou não?

Felizmente sim, quem tem labirintite pode comer feijão a vontade. Ele possui algumas propriedades anti-inflamatórias em sua composição nutricional, podendo então ser um aliado para a labirintite. Portanto, se você sofre com esse problema de saúde, não precisa se preocupar com o feijão. Inclusive é uma boa ideia acrescentar ele na sua alimentação do dia a dia, se é que ele já não está incluso.

Leia mais: Quais são os principais gatilhos para labirintite? Veja o que deve se evitar

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915