Quem tem labirintite pode comer ovo? Saiba se ele pode piorar as crises

Saiba quais alimentos podem ser bons para a labirintite, e se o ovo é um deles

As pessoas que sofrem de labirintite sabem muito bem o quão debilitante essa condição pode ser as vezes. O problema é que grande parte delas não sabe que a nossa alimentação pode influenciar nela, e acabam consumindo alimentos que apenas pioram a condição. Portanto, sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem labirintite pode comer ovo, e o que é preciso evitar.

À primeira vista, é difícil pensar que o ovo possa ser prejudicial para a nossa saúde. Afinal, ele é um dos alimentos mais básicos da nossa alimentação, além de ser mais conhecido pelos seus benefícios. Contudo, os efeitos que uma determinada comida tem no organismo dependem da nossa condição de saúde. Ou seja, questionar se quem tem labirintite pode comer ovo é uma questão de segurança.

Como a alimentação afeta a labirintite?

Primeiramente, para entender se quem tem labirintite pode comer ovo, antes é necessário conhecer melhor essa condição. Como o próprio termo da doença já sugere, a labirintite afeta o nosso labirinto, uma estrutura do nosso ouvido interno. Sua principal função é garantir que tenhamos uma boa noção de equilíbrio, e do espaço em relação com o nosso corpo.

A labirintite por sua vez é basicamente uma inflamação do labirinto, capaz de causar muita tontura e náusea, e de afetar a audição com zumbidos ou perdas parciais dela. Sendo assim, como o problema é causado por uma inflamação, todo alimento que for inflamatório irá apenas piorar a condição. E obviamente que, seguindo essa lógica, alimentos com propriedades anti-inflamatórias são considerados aliados no tratamento.

Leia mais: Quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá? Entenda os efeitos

Mas quem tem labirintite pode comer ovo?

De antemão, não há como responder essa questão com apenas um sim ou não. As propriedades do ovo podem ser completamente alteradas dependendo de como ele é preparado. O ovo por si só não apresenta nenhuma ação inflamatória no nosso organismo. Portanto, quem tem labirintite pode comer ovo cozido ou mexido, visto que esses modos de preparo não alteram muitos a composição do ovo.

Mas em compensação, se ovo for frito, ele se torna um grande problema. O óleo e manteiga, que costumam ser usados para fazer esse tipo de fritura, são muito gordurosos. E as gorduras por sua vez são compostos altamente inflamatórios, especialmente quando em excesso. Ou seja, quem tem labirintite pode comer ovo sim, mas apenas se ela não for frito.

Como deve ser a alimentação para labirintite?

Existem outros compostos que podem ser inflamatórios para o nosso corpo. Dentre eles, os principais são o açúcar, óleos refinados e sal. Portanto qualquer alimento que é rico em algum destes serão prejudicais para a labirintite. Dito isso, confira a seguir alguns exemplos de alimentos ruins:

  • Frituras
  • Massas brancas
  • Carnes vermelhas
  • Doces, especialmente os industrializados
  • Carnes processadas ou embutidas
  • Refrigerantes
  • Energéticos
  • Fast-foods

Por fim, conforme fora dito, propriedades anti-inflamatórias são muito bem-vindas para quem está acometido pela labirintite. Felizmente existe uma boa variedade de alimentos que exercem esse efeito no nosso organismo. Veja alguns dos principais deles:

  • Oleaginosas
  • Semente de girassol
  • Abacate
  • Carnes de peixes
  • Azeite de oliva, especialmente o extra-virgem
  • Linhaça
  • Vegetais no geral

Leia mais: Alimentação para quem tem labirintite: confira dicas para reduzir os sintomas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação