Quem tem refluxo pode comer azeite de oliva? Saiba se é mesmo saudável neste caso

O azeite de oliva é conhecido por seus benefícios, mas nem sempre ele é uma boa opção

Apesar de não ser uma condição de saúde muito grave por si só, o refluxo pode ser muito incômodo. Ademais, ele e extremamente comum entre as pessoas, que infelizmente as vezes não sabem com lidar com o problema. Uma das formas de se fazer isso é através da alimentação, evitando o consumo de comidas que agravem o refluxo. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem refluxo pode comer azeite de oliva, ou se ele pode fazer mal.

De antemão, o azeite de oliva é considerado um ingrediente bem nobre na cozinha. Ele pode ser empregado no preparo e tempero de inúmeros pratos, tem propriedades e sabores únicos. Entretanto, existe muita confusão em relação à se os efeitos dele na nossa saúde, e se eles são positivos ou negativos.

O que significa estar com refluxo?

Primeiramente, o refluxo é uma doença que afeta o trato gastroesofágico. Nosso estômago é repleto de ácidos, os quais são responsáveis por dissolver, partir e digerir os alimentos que consumimos. Dessa forma, ele facilita e permite a absorção dos nutrientes que eles oferecem. Contudo, pode ser que parte do conteúdo do estômago faça o caminho contrário, entrando em contato com esôfago e caracterizando refluxo.

Como o conteúdo do estômago um caráter muito ácido, o refluxo acaba causando uma forte sensação de queimação, dores no peito e tosses. Em algunas casos o refluxo pode ser muito intenso, levando à regurgitação e vômitos. Quanto as causas do refluxo, qualquer um pode sofrer com esse problema. Mas os riscos são muito maiores em pessoas com sobrepeso, ou que possuem maus hábitos alimentares.

Leia mais: Chá para refluxo: confira as 7 opções mais indicadas como alternativas

Quem tem refluxo pode comer azeite de oliva?

Conforme fora dito, há muita confusão à respeito de como o azeite de oliva afeta a nossa saúde. Um dos motivos por trás disso é que ele é um ingrediente rico em gorduras. Para quem tem refluxo, as gorduras são muito prejudiciais, então nesse aspecto não teria como afirmar que quem tem refluxo pode comer azeite de oliva. Entretanto, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos de gorduras.

No caso do azeite, ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que são consideradas muito saudáveis. Com isso, por mais que algumas pessoas sejam contrárias, quem tem refluxo pode comer azeite de oliva sim, em um aspecto geral. Para garantir a segurança em seu consumo, basta ter moderação, e conciliar o azeite de oliva com outros alimentos que não sejam agressivos para a condição.

O que comer e não comer com refluxo?

Assim como o azeite de oliva, as carnes de peixe e abacate também são considerados fontes de gorduras boas. Portanto eles seriam boas adições na dieta de quem sofre de refluxo. Outro qualidade importante é a riqueza em proteínas, que pode ser encontrada nas carnes de frango e em ovos, por exemplo. Por fim, frutas e vegetais no geral, por serem muito nutritivos, também são bem-vindos.

Conforme fora dito, as gorduras prejudicam muito o refluxo. Por isso as carnes vermelhas, mesmo sendo ricas em proteínas, não são boas opções. Juntamente com elas, é preciso evitar o consumo de frituras, fast-foods e carnes embutidas. Em relação às frutas, nem todas são benéficas para o refluxo. A laranja, limão e outras frutas cítricas são ácidas, e portanto podem aumentar a acidez do suco gástrico, piorando a condição de saúde.

Leia mais: Quem tem úlcera pode comer feijão? Conheça melhor as restrições

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação