Quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá? Entenda os efeitos

Apesar do suco de maracujá ser benéfico para a saúde, nem sempre ele é seguro

Você sabia que a labirintite pode ser influenciada pela nossa alimentação? À primeira vista isso pode parecer estranho, mas nunca devemos subestimar os efeitos e potencial que os nutrientes dos alimentos podem ter no nosso organismo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá com segurança, ou se ele é prejudicial.

Sem dúvidas, se você tem labirintite ou já teve crise de labirintite alguma vez, você sabe o quão debilitante essa condição pode ter. Algumas pessoas sofrem com essa experiência frequentemente, o que leva à uma queda considerável na qualidade de vida delas. Logo, é sempre bom saber como cuidar da labirintite corretamente.

Por que os alimentos afetam a labirintite?

Primeiramente, antes de dizer se quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá, é bom entender de que forma a nossa alimentação está relacionada com a doença. Caso você não saiba, a labirintite é um problema inflamatório, que como o próprio termo sugere, afeta o labirinto do nosso ouvido interno. Ela costuma causar tonturas, azia e enjoos justamente porque o labirinto está ligado com a nossa noção de equilíbrio e espaço.

Por se tratar de um problema inflamatório, a labirintite pode ser agravada se nós consumirmos alimentos que possuem ação inflamatória. Esse costuma ser o caso dos alimentos remosos, por exemplo. Consequentemente, as comidas que possuem efeito anti-inflamatório obviamente serão aliadas no tratamento da doença.

Leia mais: Quem tem labirintite pode comer cuscuz? Saiba ele pode piorar as crises

Quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá?

A princípio, o maracujá é uma fruta bastante nutritiva. Ele é fonte de vitaminas diversas, como as vitaminas A, C e do complexo B. Por conter vitamina C, o maracujá acaba sendo muito bom para combater os radicais livres do corpo, já que ela é antioxidante. Logo, a fruta é boa para evitar e combater o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de muitas doenças neurodegenerativas.

Felizmente, quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá tranquilamente. Ele não apresenta nenhuma propriedade inflamatória significativa o suficiente para influenciar na labirintite. Contudo, o consumo do suco ainda assim deve ser feito com moderação por causa de sua ação sedativa. Isso pode ser um benefício, mas quando em excesso, a bebida pode levar a uma queda muito grande da pressão arterial.

Veja mais: Chá de maracujá com casca e polpa: aproveite todos os benefícios do fruto

Quais alimentos são realmente ruins para a labirintite?

Tendo em mente que quem tem labirintite pode tomar suco de maracujá com segurança, resta apenas saber quais alimentos podem ser verdadeiramente prejudiciais para essa condição. Conforme fora dito, todo alimento que tem efeito inflamatório pode agravar a labirintite.

Como os alimentos remosos são ricos em gorduras, sal, açúcar ou óleos refinados, que são todos compostos inflamatórios, eles acabam sendo bastante problemáticos nesse sentido. Na verdade, eles não são ruins apenas para a labirintite, mas também para a saúde no geral. Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais exemplos cujo o consumo deve ser evitado sempre que possível:

  • Refrigerantes
  • Frituras
  • Chocolates
  • Carnes embutidas
  • Salgadinhos
  • Carnes vermelhas
  • Bolos
  • Doces industrializados

Leia mais: Quem tem labirintite pode comer feijão? Entenda se ele piora os sintomas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação