Quem tem pedra na vesícula pode beber cerveja? Entenda mais sobre

O consumo de cerveja é muito prejudicial, mas será que afeta a nossa vesícula?

Os cálculos biliares são um problema bastante comum atualmente. Dependendo do caso, eles podem ser muito debilitantes, e comprometer severamente com a nossa saúde. Logo, quem sofre de pedra na vesícula precisa ficar atento com quaisquer fatores que possam agravar a condição. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pedra na vesícula pode beber cerveja.

A princípio, todos nós sabemos que as bebidas alcóolicas são prejudiciais para o organismo, especialmente para o funcionamento do fígado. E a cerveja em específico possui caraterísticas que fazem ela ser ainda mais nociva em alguns aspectos. Contudo, por afetar o fígado, muitas pessoas ficam na dúvida de se a cerveja também é capaz de afetar a vesícula biliar ou não.

Principais causas dos cálculos biliares

Como o próprio termo já sugere, os cálculos biliares, também conhecidos por pedras na vesícula, são pequenos detritos que se formam na vesícula biliar. Apesar de poder ser assintomático, os cálculos costumam causar bastante dor e desconforto, e se não forem devidamente tratados, podem levar à outras complicações. No caso, o tratamento costuma precisar de intervenção cirúrgica.

Mas o que leva à formação das pedras na vesícula? Basicamente, o problema está na composição geral da bile, líquido que é armazenado na vesícula e empregado em processos digestivos. Ela é feita de sais biliares, bilirrubina, colesterol e água. Com isso, quando nossa alimentação é rica em gorduras e provoca o aumento do colesterol, a quantidade dele é desequilibrada na bile, causando pequenos depósitos sólidos, que são os cálculos biliares.

Leia mais: Quem toma remédio de pressão pode beber cerveja ou não? Saiba tudo agora mesmo!

Quem tem pedra na vesícula pode beber cerveja?

Infelizmente, quem tem pedra na vesícula não pode beber cerveja sem arriscar maiores complicações da doença. Existem dois principais motivos por trás disso. Um deles é que o álcool pode levar à contrações da vesícula biliar. Isso dificulta a passagem da bile, o que por sua vez faz com que parte dela fique retina dentro da vesícula. Consequentemente, a chance de detritos se desenvolverem acaba aumentando.

O segundo fator é que, por incrível que pareça, o álcool também afeta a quantidade de colesterol do organismo. Logo, como o aumento do colesterol é um dos motivos que levam à formação dos cálculos biliares, a cerveja favorece o desenvolvimento deles. Mas é importante salientar que quem tem pedra na vesícula não pode beber cerveja, e nem outras bebidas alcóolicas.

A cerveja também prejudica a saúde da vesícula biliar no geral

Conforme fora dito, o consumo de bebidas alcóolicas prejudica principalmente a saúde do fígado. Uma das formas em que isso acontece é através de inflamações que o álcool causa no órgão. Entretanto, essas inflamações também podem afetar a vesícula, causando a colecistite alcóolica. Essa é uma condição de saúde bastante complicada, e deixa claro que tanto quem não tem quanto quem tem pedra na vesícula não pode beber cerveja em excesso.

Leia mais: Qual o melhor chá para baixar a diabetes? Escolha a melhor opção

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação