Quem está usando fluconazol pode beber? A resposta vai te deixar de queixo caído

Precisamos sempre tomar cuidado ao misturar medicamentos com bebidas alcóolicas

O fluconazol é um medicamento bastante empregado atualmente. Assim como todo remédio, ele apresenta funções  e mecanismos específicos. Estes por sua vez podem ser interferidos por diversos fatores, e muitas acreditam que o consumo de álcool é um deles. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se quem está usando fluconazol pode beber, ou se há riscos para a saúde.

A princípio, um consumo bem moderado e regulado de bebidas alcoólicas pode ser inofensivo para a nossa saúde. Entretanto, dependendo das condições em que nosso organismo se encontra, o álcool pode ter um efeito indesejado mesmo que em pequenas quantidades. Esse costuma ser o caso de pessoas que estão sob o uso de determinados medicamentos, os quais muitas vezes interagem mal com o álcool.

Aplicações e utilidades do fluconazol

Dentre os principais microrganismos que podem acometer a nossa saúde, um dos mais subestimados são os fungos. Algumas espécies são responsáveis por causar infecções bem graves, e combater eles pode ser uma tarefa difícil. Felizmente existem medicamentos como o fluconazol, que possui uma ação antifúngica responsável por inibir o desenvolvimento e crescimento dos fungos no nosso organismo.

No caso do fluconazol em específico, ele costuma ser eficiente no combate de infecções fúngicas comuns, como as micoses e frieiras. Mas talvez os casos em que ele mais é empregado são as candidíases. Essa doença afeta as genitais masculinas e femininas, sendo um pouco mais recorrente em mulheres. Em relação ao uso, o fluconazol pode ser empregado em doses únicas ou como tratamento a longo prazo, geralmente na forma de cápsulas.

Leia mais: Após cirurgia de catarata, pode beber cerveja? Saiba dos cuidados indispensáveis

Efeitos colaterais e contraindicações do fluconazol

Antes de dizer se quem usa fluconazol pode beber, vale a pena conferir alguns dos riscos que o medicamento pode oferecer por si só. Infelizmente, por ser um medicamento relativamente forte, o fluconazol pode ser perigoso em alguns casos. Com isso, quem é menor de idade, gestante, idoso ou usa anticoncepcionais precisa evitar o uso dele. Por outro lado, mesmo quem não se encaixa nessas descrições ainda pode sofrer com os efeitos colaterais do remédio. Dentre eles, os principais são:

  • Tontura
  • Diarreia
  • Palpitações
  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Mudanças no paladar
  • Dores estomacais

Quem está usando fluconazol pode beber ou não?

Agora que você conhece melhor as características gerais do remédio, será mais fácil de entender se quem está sob o uso do fluconazol pode beber. Geralmente, quando o tratamento é feito com apenas uma dose dele, o consumo de bebidas alcóolicas é bastante seguro. Entretanto, se o tratamento requer um uso prolongado, a situação muda.

Apesar de ser raro, o fluconazol apresenta um efeito colateral preocupante, que são danos hepáticos. Como o fígado é o principal envolvido no processamento de álcool no nosso organismo, tomar bebidas alcóolicas e usar o fluconazol pode acabar sobrecarregando o fígado. Portanto que usa a longo prazo o fluconazol não pode beber.

Leia mais: Quem toma losartana pode tomar cerveja? Entenda se há alguma relação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação