Quem tem pedra na vesícula pode comer churrasco? A resposta vai te surpreender

É quase impossível negar um churrasco no fim de semana, mas é preciso moderar bem

Sem dúvidas, poucas ocasiões são tão boas quanto um churrasco com a família e amigos. O fim de semana é a oportunidade perfeita para fazer esse tipo de encontro, e aproveitar para comer bastante. Entretanto, se você tem pedra na vesícula, então é preciso ter alguns cuidados com churrascos. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pedra na vesícula pode comer churrasco, e o que evitar comer.

Também chamadas de cálculos biliares, as pedra na vesícula são uma condição de saúde que pode ser causada, agravada ou tratada através da alimentação. Quem sofre com esse problema precisa ter atenção constante com a dieta, e saber diferenciar uma comida prejudicial de uma que pode ser benéfica. Esses cuidados são ainda mais necessários em um churrasco, onde há uma grande variedade de comidas.

Relação entre a vesícula biliar e alimentação

Como o próprio nome já sugere, a vesícula biliar é um órgão responsável pelo armazenamento da bile, que é produzida pelo fígado. Quando uma pessoa sofre com cálculos biliares, a alimentação dela não está afetando a saúde da vesícula em si. Na realidade, por incrível que pareça, o verdadeiro problema está na bile, especificamente nos compostos que ela apresenta.

De maneira geral, a bile atua nos nossos processos digestivos. Para ter essa capacidade, ela é feita basicamente de sais biliares, bilirrubina, colesterol e água. O colesterol por sua vez é um tipo de gordura, cujos os níveis são alterados de acordo com a quantidade de gorduras que consumimos com a alimentação. Com isso, quando o colesterol fica elevado, ele passa a criar e depositar pequenos resíduos na vesícula biliar, que são os cálculos biliares.

Continue a leitura: Quem tem pedra na vesícula pode comer azeite? Entenda se ele piora o quadro

Quem tem pedra na vesícula pode comer churrasco?

Conforme fora dito, um churrasco costumar ter diversas comidas diferentes. Obviamente que o foco são as carnes, mas elas também são muito variadas, tanto em sabor quanto em propriedades. As carnes vermelhas, por exemplo, costumam ser mais gordurosas. Logo, elas podem ser mais perigosas para quem sofre de pedra na vesícula, já que são justamente as gorduras que elevam o colesterol.

Por outro lado, os churrascos também costumam ter carnes de frango. Por serem carnes brancas, elas não contém muitas gorduras, e ainda servem como fontes de proteínas. Outra opção bastante presente em churrascos é o vinagrete, que inclusive é bastante benéfico para a saúde em alguns aspectos. Ou seja, quem tem pedra na vesícula pode comer churrasco sim, mas precisa ficar atento com as comidas escolhidas.

Assim, para evitar problemas no churrasco consuma as carnes brancas mais magras e capriche na salada como complemento. Aliás, desejar comer carne vermelha, pode sim fazê-lo, desde que seja pouca quantidade e sem gorduras. Aliás, evite também as bebidas alcoólicas.

O que comer para poder combater as pedras na vesícula?

Tendo em mente que quem tem pedra na vesícula pode comer churrasco se evitar as gorduras, basta seguir essa mesma lógica para todo alimento. Ou seja, é necessário evitar fast-foods, frituras, carnes embutidas e similares. Agora, em relação às comidas que são consideradas benéficas, as melhores opções são frutas, vegetais e alimentos integrais, visto que são nutritivos e não costumam conter muitas gorduras.

Leia mais: Quem tem pedra na vesícula pode comer alface? Saiba o que pode acontecer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação