Quem tem pedra na vesícula pode comer azeite? Entenda se ele piora o quadro

As gorduras saudáveis do azeite são consideradas saudáveis, mas é preciso ter cuidado

A princípio, o azeite é um ingrediente bem nobre na cozinha. Ele possui qualidades e propriedades únicas, as quais permitem que ele melhore inúmeras receitas. Contudo, não podemos deixar de analisar ele do ponto de vista nutricional, especificamente em como ele pode afetar nossa saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pedra na vesícula pode comer azeite, ou se ele pode fazer mal.

Os casos de cálculos biliares podem se tornar bastante preocupantes e debilitantes se não forem devidamente tratados. Felizmente, uma das melhores formas de se fazer isso é através da alimentação. Algumas comidas podem prevenir e combater as pedras nas vesículas, da mesma forma que outras podem favorecer o desenvolvimento desse problema. Por isso é necessário entender se quem tem pedra na vesícula pode comer azeite.

Por que a alimentação causa pedra na vesícula?

Primeiramente, para responder essa questão, precisamos entender melhor o que é a bile, líquido que é armazenado pela vesícula biliar. Basicamente, ela é feita de sais biliares, colesterol, bilirrubina e água, e sua função está relacionada com o processo de digestão dos alimentos. Dito isso, a chave para entender por que a alimentação causa pedra na vesícula está na composição da bile, especificamente no colesterol.

O colesterol é um tipo de gordura que, quando em excesso, pode levar à diversos problemas. No caso da vesícula, como uma das funções dele é compor a bile, grandes quantidades de colesterol desequilibram a substância e leva à formação de resíduos. Estes são resíduos por sua vez são nada mais que os cálculos biliares, que apesar de serem assintomáticos em alguns casos, podem causar muita dor e precisar de intervenção cirúrgica para a remoção.

Continue a leitura: Quem tem pedra na vesícula pode comer arroz branco? Tire todas suas dúvidas!

Quem tem pedra na vesícula pode comer azeite?

De antemão, o que de fato causa a pedra na vesícula, indiretamente, é o consumo de gorduras. Afinal, o colesterol é um tipo de gordura, cujo os níveis aumentam conforme comemos alimentos gordurosos demais. Nesse aspecto, questionar se quem tem pedra na vesícula pode comer azeite acaba fazendo todo sentido, visto que ele é um produto muito rico em gorduras.

Entretanto, essas gorduras do azeite são consideradas de altíssima qualidade, oferecendo muitos benefícios para o nosso organismo. Inclusive acredita-se que o azeite pode desintoxicar o fígado, órgão responsável pela produção da bile. Ou seja, quem tem pedra na vesícula pode comer azeite sim, desde que tenha moderação, pois apesar das gorduras serem benéficas, não deixam de ser gorduras.

Quais são os melhores e piores alimentos?

Assim como o azeite, as carnes brancas, o abacate e as oleaginosas também são fontes de gorduras boas. Logo, também com moderação, eles são todos boas adições na dieta de quem tem pedra na vesícula. Mas vale dizer que as melhores opções de comidas acabam sendo as frutas, vegetais e alimentos integrais, pela baixa quantidade de gorduras e riqueza em nutrientes.

Por fim, para deixar bem claro, quem tem pedra na vesícula deve sempre evitar os alimentos muito gordurosos. Esse costuma ser o caso de carnes vermelhas, frituras, carnes embutidas, fast-foods, comidas industrializadas, e similares. Para muitos pode ser difícil moderar o consumo de comidas como essas, já que são muito saborosas. Porém essa é uma questão de saúde extremamente importante para prevenir problemas mais sérios.

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer queijo? Entenda as restrições

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação