Quem tem refluxo pode comer ovo? Você esteve errado o tempo todo

O refluxo pode ser agravado por diversos fatores, inclusive a nossa alimentação

A princípio, o refluxo pode parecer um problema bastante inofensivo, até mesmo porque em alguns casos ele acaba se resolvendo sozinho. Mas ele não deixa de ser extremamente desconfortável e incômodo, ainda mais quando se manifesta com frequência e intensidade. Portanto, para evitar que essa condição se agrave, venha com o SaúdeLab e saiba se quem tem refluxo pode comer ovo, e quais alimentos devem ser evitados.

Existem muitos dizeres à respeito do ovo e seus efeitos no nosso organismo. Um dos motivos por trás disso é que ele pode se contaminar com facilidade, e com isso o ovo se torna capaz de causar doenças graves como a salmonelose. Porém essa característica fez com que surgissem muitos mitos sobre o ovo, fazendo com que atualmente tenha muita confusão quanto as suas reais propriedades.

Refluxo: o que é, e quais são as causas?

Como o próprio termo já sugere, o refluxo é um problema gástrico em que o conteúdo do estômago faz o caminho inverso. Isso permite que gases e resíduos líquidos e sólidos entrem em contato com a nossa garganta. Consequentemente, o próprio suco gástrico pode acabar retornando, causando uma péssima sensação de queimação, dores no peito e até regurgitação.

Em relação às causas do refluxo, existem dois principais fatores, que são a alimentação e hábito de vida. No caso, pessoas com sobrepeso, que bebem líquidos juntamente com as refeições, fumam ou se deitam após refeições costumam ter um risco maior de desenvolver o refluxo. Já a alimentação pode influenciar de formas diferentes dependendo do alimento, e por isso é necessário questionar se quem tem refluxo pode comer ovo.

Leia mais: Quem tem refluxo pode comer azeite de oliva? Saiba se é mesmo saudável neste caso

Quem tem refluxo pode comer ovo com segurança?

A resposta para esse questionamento depende do modo de preparo do ovo. Quando ele é cozido ou mexido, ele recebe ingredientes mais leves, e o uso do sal pode ser bem reduzido. Dessa forma, o ovo acaba não sendo agressivo para o nosso estômago. Portanto quem tem refluxo pode comer ovo sim, dando preferência pelo ovo mexido e cozido, e utilizando a menor quantidade possível de sal e outros temperos.

Por outro lado, o mesmo não pode ser dito quando o ovo é frito, seja em óleo de soja ou manteiga. Nesses casos, o ovo recebe muita gordura e óleos refinados, compostos que além de serem prejudiciais para a nossa saúde como um todo, são difíceis de digerir. Sendo assim, quem tem refluxo não pode comer ovo quando ele for frito de alguma forma, ou quando utiliza muitos temperos.

O que comer e evitar quando se está com refluxo?

Para quem sofre de refluxo, as melhoras apostas para uma boa alimentação são os alimentos saudáveis. Para carnes, o ideal é priorizar as carnes brancas, visto que elas são menos gordurosas e não deixam a desejar nos nutrientes. Já em relação às frutas e vegetais, quase todas são liberadas, sendo as únicas exceções aquelas que são ácidas, como é o caso do limão, laranja e outras frutas cítricas.

Conforme fora dito, quem tem refluxo não pode comer ovo se ele for frito, graças as gorduras e óleos refinados que ele passa a carregar. Logo, pelo mesmo motivo, frituras, carnes embutidas e fast-foods acabam sendo prejudiciais também. Mas todo alimento que for muito processado, industrializado, condimentado, açucarado ou gaseificado possui o mesmo potencial de agravar o refluxo.

Leia mais: Chá para refluxo: confira as 7 opções mais indicadas como alternativas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação