Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro? Saiba agora seus efeitos

A hipertensão infelizmente é uma condição que limita bastante os nossos hábitos alimentares. Até comidas que são consideradas saudáveis podem se tornar um perigo quando a pressão arterial está elevada. Por isso hipertensos podem ter receio em consumir o chá de louro. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pressão alta pode tomar chá de louro, ou se ele pode fazer mal.

De maneira geral, os chás são considerados bebidas extremamente benéficas para a nossa saúde. Afinal, eles são feitos a partir de plantas com propriedades medicinais. Entretanto, essas propriedades podem interagir mal com o organismo em algumas situações e condições de saúde. Um excelente exemplo disso é a própria hipertensão, que de fato pode ser agravada por alguns tipos de chás, e tratada por outros.

Principais benefícios do chá de louro

  • Age como diurético: essa é na verdade uma qualidade bastante comum entre os chás, mas o de louro em específico é considerado excelente em sua capacidade diurética. Através dela, a bebida consegue promover a eliminação de líquidos excessivos do corpo, e melhorar a saúde renal.
  • Rico em nutrientes: apesar da grande maioria das plantas medicinais serem ricas em propriedades, o louro é uma das poucas que é verdadeiramente nutritiva. Ele contém uma boa diversidade de vitaminas e minerais.
  • Melhora a digestão de alimentos: o louro é capaz de estimular algumas enzimas digestivas, e a produção da bile, substância indispensável para digerir as gorduras de alimentos.
  • Tem ação calmante: assim como a camomila, o louro também promove o relaxamento e alívio da mente, tornando ele perfeito para quem está passando por situações estressantes ou de ansiedade.

Leia mais: Quem não pode tomar chá de louro? Conheça as contraindicações e riscos

Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro?

Agora que você conhece os benefícios do chá, resta apenas saber se quem tem pressão alta pode tomar chá de louro para poder aproveitar essas propriedades. Conforme fora dito, o chá tem efeito diurético, permitindo a eliminação de líquidos em excesso. Porém juntamente com esses líquidos, o chá também elimina sódio, mineral considerado um dos principais responsáveis por elevar a pressão arterial.

Sob esse ponto de vista, é possível dizer que quem tem pressão alta pode tomar chá de louro sim, e que ele inclusive pode ser benéfico para a condição. Contudo, é preciso salientar que a bebida pode interagir com medicamentos para hipertensão. Ou seja, se você sofre dessa condição, está sob tratamento e pretende experimentar o chá, certifique-se de consultar seu médico antes.

Contraindicações e dicas importantes no consumo do chá

Geralmente, os únicos casos em que o chá de louro pode vir a ser um risco é em pessoas que sofrem de algum nível de alergia ou intolerância à erva, ou em mulheres gestantes. Fora isso, a única forma do chá de louro ser perigoso é caso ele seja consumido em excesso. Nessas situações, a erva pode causar muitas dores, especialmente dores abdominais e de cabeça, e diarreia.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode comer ovo? Entenda todos os riscos que você corre

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915