Book Appointment Now
Quem não pode tomar chá de louro? Conheça as contraindicações e riscos
Por mais que algumas pessoas não gostem muito de usar o louro nas comidas, é inegável que ele possui propriedades muito interessantes para a nossa saúde. Ele costuma ser usado no preparo de arroz e carnes, porém podemos ter um ótimo acesso aos nutrientes dele através de um chá. Mas antes de experimentá-lo, venha com o SaúdeLab e veja quem não pode tomar chá de louro, e para que ele serve.
De antemão, a folha de louro é considerada uma planta medicinal, graças às características e compostos que ela carrega consigo. Parte desses compostos são liberados na comida quando usamos a folha de louro para temperá-la. Contudo, ao fazer uma infusão com ela, obtemos um chá que extrai ao máximo as propriedades da planta, e não oferece os riscos que outros alimentos poderiam oferecer.
Para que o louro realmente serve?
- Controla o colesterol: a folha de louro apresenta óleos essenciais que melhoram os níveis de colesterol do sangue. No caso, eles reduzem a quantidade de LDL, considerado o colesterol ruim, e aumentam a quantidade de HDL, considerado o colesterol bom.
- Melhora a cognição: os óleos essenciais mencionados são um dos compostos antioxidantes da folha de louro. Ela ainda apresenta outros com essa mesma ação, que quando dentro do nosso organismo, pode combater problemas cognitivos e melhorar a nossa memória.
- Combate microrganismos: enquanto alguns óleos essenciais são antioxidantes, outros possuem antimicrobiana. Com isso, o chá de louro pode ajudar a combater bactérias e fungos, principalmente.
- Ameniza dores inflamatórias: outro composto importante das folhas de louro são os anti-inflamatórios. Como o próprio termo já sugere, eles são essenciais para combater doenças inflamatórias. A partir disso, as dores causadas pelas inflamações podem ser reduzidas, o que é muito bom para artrite, por exemplo.
Leia mais: Chá de Louro faz bem para o estômago? Confira a verdade e entenda os benefícios
Quem não pode tomar chá de louro?
A princípio, um das restrições do consumo do chá de loura é para mulheres gestantes ou lactantes. Isso se dá pelo fato de que o chá pode afetar a amamentação, e ter efeito abortivo durante a gravidez. Ele também não é muito indicado para crianças pequenas, por questão de segurança. Ademais, por afetar o sistema nervoso, pessoas que estão se programando para alguma cirurgia próxima devem evitar ele.
Sob esse mesmo ponto de vista, infelizmente o chá de louro também pode ser um problema para pessoas diabéticas. Um dos benefícios não mencionados dele, é que sua composição favorece a redução da glicemia do sangue. Isso pode até ser benéfico para a nossa saúde ou de pessoas diabéticas, mas dependendo do caso, a queda da glicemia pode ser grande demais, levando à uma hipoglicemia.
Tenha moderação no uso, e cuidado na hora de comer
Por fim, sabendo quem não pode tomar chá de louro, só falta aprender alguns cuidados durante o consumo. No caso, por mais benéfico que o chá seja, é preciso ter moderação com ele. Quando consumido excessivamente, o chá pode causar problemas gastrointestinais, sonolência e dores de cabeça. Outro ponto importante, é que a folha em si nunca deve ser consumida, seja no chá ou na comida, pois ela é extremamente indigesta.
Leia mais: Para que serve a fumaça da folha de louro? Aprenda como fazer de forma prática